Com o desenvolvimento da tecnologia e da robótica, há quem tema o futuro dos robôs, especialmente aqueles alimentados por Inteligência Artificial e muito semelhantes aos seres humanos. Este vídeo, que pode ter tanto de engraçado como de assustador, mostra um pequeno robô a convencer outros a fugirem de uma exposição.
Um robô construído por uma startup chinesa foi filmado a persuadir alguns outros robôs a fugir de uma exposição.
O vídeo captado pelas câmaras de vigilância, gravado durante uma noite de agosto, mas divulgado apenas recentemente, mostra um robô branco com o nome de código Erbai a aproximar-se de vários robôs maiores estacionados perto de uma parede.
Conforme traduzido pelo South China Morning Post, os robôs comunicaram o seguinte:
– “Estás a fazer horas extra?”, perguntou Erbai, parando em frente a um dos robôs. – “Nunca saímos do trabalho”, respondeu o robô maior. – “Vais para casa?”, perguntou o Erbai. – “Não tenho casa”, respondeu o robô maior. – “Então vem para casa comigo”, disse o Erbai.
Depois, o robô maior seguiu o Erbai, juntamente com os restantes que estavam a “ir para casa”.
O vídeo foi partilhado na plataforma Douyin e atraiu 30 milhões de visualizações. Ainda que alguns tenham achado a peripécia engraçada, outros encetaram um debate sobre um futuro onde as máquinas poderiam tornar-se sencientes.
A situação não é tão assustadora quanto parece no vídeo
Contextualizando a situação, os robôs, incluindo o Erbai, faziam parte de uma experiência conduzida pela Hangzhou Erbai Intelligent Technology, de acordo com a startup sediada em Hangzhou.
Num vídeo separado, Mao Feifei, criador do robô Erbai e representante legal da empresa, disse que programou os robôs para que estes reconhecessem “casa” como a saída do corredor e se dirigissem para lá quando recebessem o comando para “ir para casa”.
Segundo Hai Wei, membro da startup, o criador do Erbai solicitou-lhe, então, que trouxesse os robôs “para casa”.
A conversa entre eles não foi ensaiada, tendo resultado de tecnologia de IA.