Cartões… cartões… e mais cartões!!! É no supermercado, no posto de abastecimento, na loja de desporto, na farmácia, na pizzaria, na escola, na empresa… são os cartões de identificação, de promoção ou de tostão. Raios, e se houvesse só um cartão para tudo?
Sim, isso já é possível, com o cartão electrónico Swyp.
O Swyp não é um sistema único no mundo, contudo, esta empresa está a desenvolver um cartão de alta tecnologia que permite armazenar todos os seus cartões, sejam eles de crédito, promocionais ou outros, num único cartão.
Este cartão é um dispositivo metálico com um ecrã embutido, onde serão apresentados todos os cartões que pretende utilizar, bastando para isso alternar entre cartões através dos botões presentes no canto inferior direito do Swyp.
Para fazer Upload dos seus cartões, basta fazer uma digitalização aos mesmos, utilizando para isso um leitor específico que é conectado ao seu smartphone.
Em conjunto com este leitor, a empresa desenvolveu também uma aplicação de acompanhamento, onde lhe é permitido armazenar e gerir os seus cartões e até mesmo visualizar recibos sobre as transacções realizadas.
Actualmente, o Swyp permitirá ao utilizador armazenar até um máximo de 25 cartões, quantidade esta superior aos seus concorrentes, pois a Coin só permite o armazenamento máximo de 8 e a Plastc um armazenamento máximo de 20 cartões.
Mas este cartão tem ainda mais vantagens. Ao nível da segurança, caso o seu smartphone esteja a uma distância superior a 6 metros em relação ao seu cartão electrónico, ele será desactivado automaticamente, de forma a manter as suas informações totalmente seguras.
Para além disso, o Swyp terá ainda uma bateria recarregável embutida, embora ainda não esteja claro se o seu carregamento poderá ser realizado sem fios.
Actualmente, ainda faltam algumas funcionalidades interessantes a este cartão, funcionalidades que estão presentes nos seus concorrentes, como é o caso de suporte para NFC ou até mesmo da tecnologia chip-and-pin. Contudo, o preço praticado poderá compensar.
Os seus concorrentes directos actualmente estão a praticar preços entre os 100 e os 150 dólares, enquanto o Swyp está a ser vendido em pré-venda por 49 dólares.
Mas existe um senão, quando for lançado oficialmente, o que está previsto para o outono, este dispositivo terá um preço que rondará os 99 dólares.
Conseguirá o Swyp competir com a sua concorrência directa?
Estes tipos de cartões únicos estão a ser comercializados apenas nos Estados Unidos da América, mas podem ser utilizados em qualquer país desde que o sistema de leitura permita ler bandas magnéticas.
Como sabemos o mercado nacional, em grande parte dos dispositivos, funciona de modo reactivo, o que nos poderá dizer que mais tarde ou mais cedo este cartão poderá entrar em circulação.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM