Os carros da Tesla são icónicos veículos do futuro no presente. Eléctricos, com muita electrónica, com avançadas funcionalidades tecnológicas e, cada vez mais, com autonomias que em breve poderá levar um português de Bragança à ponta de Sagres.
Recentemente a Tesla incluiu mais uma funcionalidade que tem feito as delícias dos proprietários dos automóveis Tesla, o Piloto Automático. Contudo, como é uma funcionalidade ainda em desenvolvimento, a marca americana tem recomendado prudência na sua utilização… coisa que não tem acontecido e os exemplos estão à vista, no YouTube.
A Tesla colocou na última versão do software, a 7.0, do Tesla Model S e no Tesla Model X duas novas funcionalidades que estão a fazer história no mundo automóvel e não só. Depois de ter inovado nos seus motores eléctricos e nas baterias de armazenamento de energia, a empresa deu um passo em frente e colocou um dispositivo que lê a estrada e permite no verdadeiro termo da palavra uma condução sem mãos e sem pés.
Autosteer ou Piloto Automático
Esta é a funcionalidade que, embora ainda em versão beta, permite ao condutor tirar as mãos do volante e os pés dos pedais quando se desloca pelas estradas. Depois do condutor definir a velocidade cruzeiro, o carro analisa permanentemente a via de circulação e, graças aos seus sensores, “vê” se a via tem linhas, se há trânsito circundante e analisa uma mão cheia de parâmetros que permite ter total autonomia da condução.
Quando há falta de linhas delimitadoras da via, o carro avisa o condutor para este tomar o comando e colocar as mãos no volante e os pés dos pedais.
Auto Lane Chance ou mudança autónoma de faixa de rodagem
Mas as novidades não se ficam por aqui. A empresa está a testar mais “inteligência” nos seus carros. Colocou também na última versão, igualmente em modo beta, a funcionalidade que permite ao veículo mudar de faixa de rodagem assim que o condutor liga o pisca à esquerda ou à direita. O Tesla lê a estrada e muda de direcção em segurança.
Condutores arriscam na estrada
Nesta duas novidades a Tesla avisa que há riscos e que é da inteira responsabilidade do condutor activar e usar estas capacidades agora colocadas no software das viaturas. Mas estas novidades são de tal forma excitantes e inovadoras que os condutores simplesmente usam e esquecem as medidas de segurança, havendo já tantos vídeos no YouTube, que se tornou, para muitos, num must have.
Multas ao Piloto Automático?
As autoridades rodoviárias dos Estados Unidos (assim como na Europa e Ásia) ainda estão na “zona cinzenta” pois a legislação é um pouco omissa – embora já tivesse sido regulamentada nos Estados Unidos para casos genéricos – e o próprio conhecimento dos agentes face à tecnologia é escassa. As multas podem acontecer e há quem já tenha estado na berlinda.
Mas é certo que cada vez mais veremos manobras mais arriscadas e limites ultrapassados. A tecnologia, contudo, não pára de evoluir e em breve a Tesla prometeu já estas duas tecnologias com mais sensores, mais leitura do ambiente envolvente ao veículo, leitura dos sinais de trânsito entre muitas outras inovações.
Mas… para sua segurança, não tire as mãos do volante.