A Internet das Coisas está cada vez mais presente nas nossas vidas e a tecnologia inteligente já tem lugar em todas as divisões da nossa casa.
A cozinha é talvez aquela divisão onde ainda se resista em incluir a tecnologia mais avançada, mas existem opções simplesmente surpreendentes.
Os robôs de cozinha
Esta é talvez a “nova” tecnologia mais comum existente nas cozinhas dos portugueses. As Bimbi vieram abrir o caminho a dezenas de outras marcas que prometem ser verdadeiros ajudantes de cozinha.
Recentemente, testámos o Evolution Mix, que até já foi considerado pela DECO como o robô com melhor relação entre qualidade e preço, mas existem outros cujas funcionalidades vão um pouco mais além como, por exemplo, o Moulinex Cuisine Companion.
Também os fornos podem ser inteligentes?
Hoje em dia, a “inteligência” pode ser encontrada em quase todos os objectos, e o forno da cozinha não é excepção. Existem alguns com tecnologias mais comuns, como o “vidro frio”, ou seja, o vidro da porta do forno mantém uma temperatura máxima a rondar os 40º, bastante segura contra queimaduras. Existem outros, como o iQ500 da Siemens com sistema ecoClean que evita que a gordura e cheiros se acumulem nas paredes do forno. E existem os outros que até já trazem Wi-Fi integrado.
O Candy FXE 825 X WIFI, por exemplo, tem Wi-Fi e disponibiliza uma aplicação, a Simply Fi, que permite ao utilizador pré-aquecê-lo antes de chegar a casa, saber como está a funcionar e estar informado sobre qualquer imprevisto que possa surgir e, dessa forma, resolver a situação antecipadamente.
Controle a temperatura do seu frigorífico através do smartphone
Sim, também os frigoríficos, como tantos outros electrodomésticos, já estão equipados com a tecnologia Wi-Fi permitindo aos utilizadores controlar algumas das suas funcionalidades. Graças a esta ligação Wi-Fi, existe uma comunicação bidirecional com o aparelho, nomeadamente, aceder ao estado de funcionamento do frigorífico, controlar, variar a temperatura, bloquear ou activar algumas funções, entre outras opções.
Sirva os seus pratos sempre quentes
Esta última opção é talvez a menos “inteligente” de todas, mas acredite, é bastante útil, principalmente agora, nestes dias de frio, em que a comida assim que toca no prato arrefece.
Existem várias opções no mercado, algumas exageradamente caras como o aquecedor de pratos CPEL 15 Inox da Teka, que custa mais de 250 euros, mas existem depois outras opções mais em conta, como o da Princess com um preço que ronda os 70 euros.
Os dispositivos móveis na cozinha
Se os electrodomésticos vêm com Wi-Fi integrado é, obviamente, necessário o smartphone ou o tablet para criar interacção, contudo, estes equipamentos, servirão para muito mais do que a ligação entre o utilizador e o electrodoméstico.
Poderá ser utilizado como temporizador ou, ainda melhor, como “livro de receitas” graças às inúmeras aplicações dedicadas à culinária existentes, como a 24Kitchen Receita do Dia.
É interessante perceber que, até para a cozinha, já existem tablets preparados para suportar choques, variações de temperatura, óleo e outras substâncias que normalmente se querem afastadas destes dispositivos electrónicos, como é o caso do Key Ingredient Recipe Reader HD+.