Pplware

As 10 tecnologias mais impactantes de 2019, segundo Bill Gates

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Na saúde, no ambiente familiar, nas relações profissionais e até no ar que respiramos. Quem nunca se perguntou como será o mundo daqui a 10 anos? Nesse sentido, o MIT Technology Review desenvolve anualmente, desde há 18 anos, a lista de tecnologias que serão mais prejudiciais durante o ano e as que terão um impacto mais forte na vida das pessoas.

Essa lista sempre foi desenvolvida internamente, mas este ano, pela primeira vez, alguém cuidou disso: Bill Gates.


O fundador da Microsoft já passou vários anos a construir uma grande reputação como tecnólogo, e foi escolhido pela publicação para criar uma lista com a qual ele acredita que as 10 tecnologias que mais impactarão a sociedade e a vida das pessoas ao longo deste ano.

Segundo Gideon Lichfield, editor do MIT Technology Review, esta lista destaca o ponto-chave em que se encontra a tecnologia. Isto porque estamos perto de atingir um nível onde a vida humana será imensamente beneficiada graças aos desenvolvimentos tecnológicos. Mais anos de vida, melhor qualidade de serviços médicos e mais qualidade de vida generalizada.

 

10 tecnologias mais impactantes de 2019 segundo Bill Gates

Todas as suas previsões relacionam-se com os esforços para travar as mudanças climáticas, com o incremento de tecnologias ao serviço da saúde e Inteligência Artificial.

 

#1 – Destreza nos robôs

Para Bill Gates, o facto de as mãos robóticas poderem aprender a manipular objetos, serem capazes de os agarrar e mover coisas com uma precisão cada vez maior, será um dos grandes avanços tecnológicos do ano 2019.

Existem já projetos fantásticos nesta área. Um destes projetos é o Dactyl. Este é um robô que se ensinou a virar um bloco de construção de brinquedos entre os seus dedos. O Dactyl, que vem do OpenAI sem fins lucrativos de São Francisco, consiste numa mão robótica pronta para uso e que traz uma série de luzes e câmaras.

Assim, esta técnica ficou conhecida como aprendizagem de reforço. O software de rede neuronal aprende como entender e transformar o bloco dentro de um ambiente simulado antes que a mão o experimente de verdade. Os testes de software, aleatoriamente a princípio, fortalecem ligações dentro da rede ao longo do tempo à medida que se aproxima do seu objetivo. Como resultado, o robô aprende e melhora a sua prestação.

 

#2 – Energia nuclear de nova geração

O fundador da Microsoft, especificamente refere-se aos novos projetos de reatores de fusão e fissão que podem contribuir para a redução das emissões de carbono. E, ao mesmo tempo, tornar a energia nuclear mais segura e barata de produzir.

 

#3 – Previsão de nascimentos prematuros em bebés

A possibilidade de prever se um bebé nascerá prematuramente, é algo possível através de um simples teste ao sangue. Este tipo de tecnologia e de exame médico pode salvar a vida de muitas crianças. Nesse sentido, esta informação que diz aos médicos que uma bebé vai nascer prematuramente é valiosa.

Isto permite tomar as devidas precauções e adotar tratamento e procedimentos visando levar a gravidez a nascimento com sucesso.

 

#4 – Testes de saúde através de microdispositivos que se podem engolir

Já falámos nestes dispositivos e há testes realizados com esta nanotecnologia. A chegada de um dispositivo muito pequeno que pode ser engolido, semelhante a uma pílula, pode facilitar muitos testes. Por exemplo, a possibilidade de inserir microcâmaras no interior do organismo para obter imagens do trato digestivo para verificar o seu estado. E pode até substituir alguns testes invasivos, como biópsias.

 

#5 – Vacinas personalizadas contra o cancro

O cancro, em todas as suas formas, é uma das doenças mais terríveis para os seres humanos. Além disso, é a mais mortal e incapacitante. Recentemente, foram dados passos importantes na investigação do cancro, nas formas de o combater e como deve ser encarado.

Um desses passos a ter em conta é o desenvolvimento de vacinas personalizadas para atacar as células cancerígenas (e somente essas células). O tratamento apenas atuaria no sistema imunológico do recetor da vacina após identificar as próprias e únicas mutações de cada tipo de tumor.

Os cientistas estão perto de comercializar a primeira vacina personalizada contra o cancro. Se funcionar como esperado, a vacina, que aciona o sistema imunológico de uma pessoa para identificar um tumor por meio de suas mutações únicas, pode efetivamente bloquear muitos tipos de carcinomas.

 

#6 – Hambúrgueres sem carne

Hambúrgueres que não contêm carne, feitos de proteínas vegetais, ou substitutos de carne obtidos artificialmente em laboratório, podem levar a uma drástica redução das emissões de carbono na indústria alimentícia.

 

#7 – Coletor de dióxido de carbono

Bil Gates aqui refere-se às diferentes tecnologias e técnicas que foram descobertas e usadas para a absorção de dióxido de carbono do ar. Algumas estão já em operação, mas há tecnologias que este ano podem avançar com melhores resultados.

Até agora, a sua aplicação de forma mais massiva foi retardada por causa dos custos envolvido. Contudo, este ano poderá ver o aparecimento de projetos com custos controlados e com resultados capazes de atrair investimento.

 

#8 – A possibilidade de transportar um eletrocardiógrafo no pulso

Não há dúvidas quando ao rumo que os smartwatches estão a tomar. Adicionando a estratégia aos avanços na miniaturização de componentes eletrónicos, o futuro vai-nos trazer tecnologia de medição de várias constantes.

A Apple e outras empresas já tornaram esta tecnologia numa realidade ao alcance de qualquer pessoa. Estes dispositivos estão integrados na prática desportiva, no mercado dom bem-estar e estes recentes avanços estão já a tirar frutos do segmento da saúde das pessoas. Entre estes nichos de cenários estão os utilizadores com problemas cardíacos.

Usar um smartwatch com eletrocardiógrafo permite contar com um aviso prévio para possíveis problemas antes que eles aconteçam. Desta forma, os médicos, receberão informações para saber o estado de saúde do paciente e o que se passou no seu dia a dia.

 

#9 – WCs – Saneamento sem esgotos

WCs eficientes em termos de energia podem operar sem um sistema de esgoto e tratar os resíduos no local. Sobretudo quando cerca de 2,3 mil milhões de pessoas não têm um bom saneamento.

A falta de quartos de banho adequados encoraja as pessoas a despejar matéria fecal nas lagoas e rios próximos, espalhando bactérias, vírus e parasitas que podem causar diarreia e cólera. Como resultado, a diarreia causa uma em cada nove mortes infantis em todo o mundo.

Entretanto, há já investigadores a trabalhar para construir um novo tipo de retrete. Esta tem de ser barata o suficiente para o mundo em desenvolvimento o poder usar, de forma a descartar o seu lixo fecal e tratá-lo sem contaminar o ambiente.

A título de exemplo, em 2011, Bill Gates criou o que era essencialmente o X Prize nesta área – o Reinvent the Toilet Challenge. Desde o lançamento do concurso, várias equipas colocaram protótipos em campo. Todos processam o lixo localmente, portanto, não há necessidade de grandes quantidades de água para transportá-lo para uma estação de tratamento distante.

 

#10 – Assistentes de inteligência artificial

As novas técnicas que captam relações semânticas entre as palavras estão a tornar as máquinas melhores para entender a linguagem natural. Estamos acostumados a assistentes de IA – Alexa playing music in the living room, Siri setting alarms on my phone, mas estas frases e ordens não corresponderam ao que alegavam ser inteligente.

Estes sistemas deveriam ter simplificado as nossas vidas. Contudo, mal sentimos a sua presença. Curiosamente, este é um ano que se promete haver muitas novidades. Alguns avanços das tecnologias estão prestes a expandir o repertório do seu assistente digital.

Em junho de 2018, investigadores do OpenAI desenvolveram uma técnica que treina a IA em texto não rotulado para evitar a despesa e o tempo de categorizar e marcar todos os dados manualmente. Alguns meses depois, uma equipa do Google revelou um sistema chamado BERT que aprendeu a prever palavras perdidas estudando milhões de frases. Num teste de múltipla escolha, ele fez tão bem quanto os humanos em preencher lacunas.

No entanto, a Google já surpreendeu com o seu Google Duplex, lembram-se?

 

Em resumo…

Estes são 10 excelentes oportunidades tecnológicas que Bill Gates acredita serem possíveis de servir a humanidade neste ano de 2019. Além disso, algumas estão já a tentar entrar no mercado do consumo em massa. Esperemos que no final deste 2019, o saldo seja muito positivo.

Exit mobile version