Pplware

O nascimento da Super Inteligência e a opinão de Elon Musk

A Inteligência Artificial é, sem dúvida, a tecnologia que irá marcar o século XXI. Cada vez mais se fala em máquinas inteligentes, redes neuronais e de robôs que já apresentam comportamentos tão próximos do ser humano que até se parecem um de nós.

No entanto, tal com a maior parte da tecnologia, também a Inteligência Artificial apresenta os seus perigos e desvantagens. De facto, ao longo dos últimos anos, vários entendidos neste ramo, têm vindo a público expressar sentimentos de preocupação relativamente aos avanços rápidos dos agentes de Inteligência Artificial.


Uma explosão de Inteligência

O aclamado investigador no ramo da Inteligência Artificial, Nick Bostrom, tem sido uma das grandes vozes que tem alertado para os perigos iminentes da Inteligência Artificial. No seu livro, “Super Intelligence”, o autor expõe vários cenários onde tenta imaginar o futuro e decifrar qual o impacto que a Inteligência Artificial terá no Mundo.

Um dos desses cenários e, talvez o mais assustador, envolve aquilo a que Nick Bostrom chama de “uma explosão de Inteligência”. Sem querer entrar em grandes detalhes técnicos, uma explosão de Inteligência poderá ocorrer quando as máquinas/computadores ultrapassarem a inteligência humana em larga escala e alcançarem uma capacidade de resolução de problemas que nem em sonhos conseguimos imaginar. Seriam tão inteligentes que conseguiriam reescrever o seu próprio software para se tornarem ainda mais inteligentes.

As consequências de tal acontecimento são, ainda hoje, impossíveis de prever. Mas, se tivéssemos que escolher uma palavra, possivelmente seria “caos”. Nós, seres humanos, passaríamos a estar para um Agente Super Inteligente como hoje um gato ou um cão está para nós. Simples animais de estimação.

Assim, alguns investigadores na área da inteligência artificial apontam para que tal acontecimento se possa vir a realizar no início da segunda metade do século XXI. Outros, pensam que os computadores atingirão o nível de inteligência humana antes de 2030.

 

Não estamos a escutar os avisos…

Para além de investigadores no ramo de Inteligência Artificial, também outras personalidades ligadas à ciência e tecnologia têm dirigido algumas palavras de aviso e preocupação.

Uma dessas pessoas é Stephen Hawking, considerado por muitos, a pessoa viva mais inteligente.

De facto, não vão muitas semanas desde que o célebre físico britânico se dirigiu ao público na Web Summit e distribuiu palavras de cautela e alguns avisos muito sérios. Stephen Hawking afirmou que é otimista quanto ao futuro, mas que, ainda assim, precisamos de “estar a par dos perigos, identifica-los, usar as melhores práticas e gestão possíveis e preparar para as consequências antecipadamente”.

 

Elon Musk: “Devemos regulamentar a Inteligência Artificial”

Foi no princípio desta semana que Elon Musk se serviu da sua conta no Twitter para, mais uma vez, alertar e expor uma estratégia para sermos capazes de desenvolver uma relação saudável com os mecanismos de Inteligência Artificial.

Os comentários do CEO da Tesla e da SpaceX surgiram a propósito de um vídeo que tem circulado imenso nas redes sociais ultimamente. Nesse vídeo consegue-se ver um avançado robô que é capaz de dar mortais.

Apesar de ainda cair algumas vezes, daqui a pouco tempo pode andar a correr atrás de nós.

Assim, Elon Musk escreveu um tweet onde partilha o que, a seu ver, deverá ser a melhor solução. A estratégia do “Homem de Ferro” da vida real passa por regulamentar a Inteligência Artificial, tal como fazemos com o consumo de drogas e o uso de transportes públicos. Só assim poderemos viver mais seguros.

 

Conclusão

Uma drástica mudança no Mundo pode estar para breve e passa, sem dúvida, pelo avanço tecnológico no ramo da Inteligência Artificial. Assim, devemos avançar com máxima cautela e bom senso para que um dia mais tarde não fiquem sentimentos de perda.

Acima de tudo, devemos escutar os mais sábios e estar atentos para que o desenvolvimento de Inteligência Artificial evolua tendo em conta o bem estar do Ser Humano.

Exit mobile version