Pplware

E se o seu smartphone fosse a chave do seu próximo carro?

Cada vez mais os smartphopnes estão presentes nos nossos dias. São ferramentas essenciais em que confiamos para guardarem os nossos dados e para nos darem informações essenciais.

Um novo passo pode estar prestes a ser dado, adicionando uma nova função ao smartphone. Em breve estes podem ser usados para abrir e fechar os nossos carros, graças à apresentação de um novo standard.


Muitas marcas têm já criadas soluções para controlar os seus carros através de sistemas remotos, preferencialmente via smartphone, garantindo aos utilizadores soluções de maior simplicidade e controlo.

Se estas são úteis e agradam aos utilizadores, a verdade é que são dispersas e não obedecem a qualquer padrão ou norma, impedindo a necessária integração e utilização transversal de funcionalidades entre os sistemas.

Para eliminar este problema, a Car Connectivity Consortium, um grupo de 70 marcas automóveis e de gigantes de tecnologia, apresentou agora o que poderá ser o futuro standard para os sistema de controlo de automóveis através de sistemas móveis.

Este standard será a base de uma especificação para a criação de uma chave digital que conseguirá destrancar as portas dos carros e também colocá-los em funcionamento, independentemente da marca do carro ou do smartphone usado.

Para isso serão usados protocolos NFC ou Bluetooth Low Energy para permitir o acesso aos veículos sempre que o utilizador estiver próximo deste, tanto de forma manual como automática.

O novo standard vai ainda permitir que as marcas da indústria automóvel consigam soluções com padrões definidos e que funcionam em qualquer equipamento de qualquer marca.

Para os utilizadores será também a forma de terem a possibilidade de gerirem centralmente os acessos aos seus veículos, criando as chaves digitais necessárias para, por exemplo, emprestar um carro de forma temporária.

O Car Connectivity Consortium tem já em curso os trabalhos para a criação de uma segunda versão deste standard, que deverá ser apresentado já em 2019. Esta nova versão terá novos componentes de segurança que vão garantir uma maior proteção da comunicação entre os smartphones e os carros.

Este é apenas o primeiro passo naquela que será a direção a ser tomada pelas marcas no futuro próximo. Estas vão agora trabalhar nas suas soluções e apresentá-las ao mercado, com a certeza de terem a abertura necessária para serem transversais a toda indústria.

Fonte

Exit mobile version