A tecnologia tem evoluído para patamares que até há pouco tempo seriam considerados inconcebíveis. Em particular as evoluções têm incidido nos gadgets com que nos relacionamos e com quem interagimos todos os dias. Uma recente proposta, completamente embebida em tecnologia, chegou ao mundo dos motociclistas.
O Skully AR-1 é actualmente o mais avançado capacete que pode ser comprado.
O Skully AR-1 é uma proposta completamente inovadora e que pretende trazer para o mundo das duas rodas a maioria das inovações que têm surgido no mundo da tecnologia.
Este capacete tem dentro de si um conjunto de acessórios que o tornam numa proposta quase essencial e com imenso potencial.
Com uma forma de funcionamento similar ao Google Glass, o Skully incorpora um visor integrado no próprio capacete e que dá ao utilizador todo o tipo de informações úteis.
Algo em que o Skully se destaca é na presença de uma câmara colocada na parte posterior e que permite ao motociclista ter uma visão de 180º sobre o que se passa atrás de si, dispensando a utilização dos espelhos retrovisores e cobrindo pontos mortos destes, com a vantagem óbvia dessa imagem estar constantemente a ser projectada no visor.
Existe também um conjunto de funcionalidades que vão poder ser usadas em conjunto com o Skully e que surgem com a possibilidade de emparelhamento deste com qualquer smartphone.
Depois dessa ligação passa a ser possível ao motociclista receber chamadas e SMSs, ouvir música ou ter informações de trânsito e até de navegação, via GPS.
O Skully AR-1 tem uma bateria que, segundo os seus criadores, terá uma duração até 9 horas, podendo o mesmo ser carregado com um simples cabo USB.
As possibilidades do Skully vão ser alargadas com os criadores a disponibilizarem uma SDK que vai permitir a criação de aplicações que vão poder interagir com o capacete e com toda a sua electrónica.
Melhor do que imaginar toda esta tecnologia é vê-la em acção e é isso que o vídeo abaixo nos mostra. Ali vão poder ver o Skully AR-1 em funcionamento e a forma como os motociclistas vão poder ter acesso a um conjunto alargado de informação útil.
Este capacete não será uma compra barata pois o seu preço está, neste momento, em 1399 dólares, durante a campanha de 30 dias que está a ser realizada no Indiegogo para angariar fundos para a sua produção. Após esse período o preço do Skully subirá para 1499 dólares.
A sua aceitação é de tal forma que. em apenas 4 dias, conseguiram mais de 4 vezes o valor pretendido. A compra do Skully não tem qualquer limitação geográfica e as primeiras unidades vão começar a ser enviadas em Maio de 2015.
Se estiverem interessados em comprar o Skully podem fazê-lo já neste site, fazendo desde logo parte da primeira entrega e dos primeiros utilizadores desta obra de engenharia.
Esta é mais uma evolução que a tecnologia permitiu e que conseguirá dar uma maior segurança a quem anda na estrada, principalmente aos motociclistas.