As inovações que estão a ser criadas para as baterias prometem que dentro de alguns anos possamos ter uma duração muito maior e também um tamanho mais reduzido deste componente.
São várias as promessas nesta área e a Samsung anunciou agora outra descoberta que poderá diminuir drasticamente o tempo de carregamento. Ainda está numa fase muito inicial, mas promete revolucionar o mercado das baterias.
A novidade foi anunciada pela própria Samsung e dá conta de uma nova descoberta feita por investigadores do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT). Estes criaram um novo material, a que chamaram bola de grafeno (graphene ball), que garantem ser muito melhor que qualquer um dos atuais usados nas baterias.
As baterias vão conseguir ser carregadas num tempo muito inferior, sendo cerca de 5 vezes mais rápidas. Na prática, e segundo a Samsung, será possível criar uma bateria que carregará em apenas 12 minutos.
Ao mesmo tempo, e esta é outra característica fundamental, estas novas baterias vão conseguir ter cerca de 45% de mais capacidade. Isto permitirá ter baterias mais rápidas de carregar e com maior capacidade de carga, mantendo o mesmo volume.
A aplicação deste material foi feita em baterias de iões de lítio, mais precisamente o cátodo e no ânodo, tendo sido criada uma camada protetora que assim garante estas novas propriedades.
Já está bem identificada a utilização prática destas baterias, sendo lógica a sua aplicação em carros elétricos e áreas onde as baterias têm especificidades muito precisas. Claro que também vão estar presentes nos smartphones e outros dispositivos que usamos no nosso dia-a-dia.
É ainda muito cedo para saber se estas novas baterias vão vingar e chegar ao mercado. A Samsung acredita que sim e que muito em breve as vamos poder ver até porque as mudanças nos processos de produção são muito reduzidas.