Pplware

Robô da Boston Dynamics é um verdadeiro atleta

Boston Dynamics, empresa do grupo Google, dedica-se à engenharia robótica avançada. Os seus robôs têm comportamentos notáveis no que toca à mobilidade, agilidade, destreza e velocidade.

A essência do desenvolvimento destes robôs é para fins militares e a Google, no ano que passou, evidenciou a sua vontade em se desfazer da empresa. Mas é inegável a evolução das suas tecnologias. O novo robô tem já um desempenho digno de um atleta.

Recentemente, este novo robô que se move sobre rodas, foi amplamente “aplaudido” pela sua destreza, quando foi apresentado numa keynote da empresa. O vídeo mostrou alguns detalhes dos vários programas em que a empresa estava a trabalhar.

Eram já conhecidas algumas habilidades destes robôs, como por exemplo o facto de se desviarem de obstáculos, equilibrarem-se de forma eficiente, analisarem o terreno para escolherem os locais por onde caminhar e adaptarem-se às circunstâncias. Estes robôs podem operar em ambientes difíceis, como em montanhas, na neve e em terrenos irregulares.

 

Handle… o robô atleta

O robô consegue saltar a uma altura de cerca 2 metros, o que ultrapassa a da maioria dos seres humanos. Em rodas, ele pode mover-se a uma velocidade máxima de cerca 5 km/h podendo gerir a verticalidade do seu corpo mediante a deslocação individual das suas rodas. Com a bateria totalmente carregada tem uma autonomia para cerca de 25 quilómetros.

Se estes robôs estiverem ligados à energia elétrica, as suas capacidades são ainda mais relevantes, atingindo velocidades e alturas ainda mais interessantes. Mas os equipamentos são para fins militares e por isso estão a ser levados a limites.

O Handle é actualmente um projecto dentro do segmento “humanoide”, que imita o ser humano em muitos cenários reais, tem uma postura que se adapta ao terreno e recupera se perder o equilíbrio. Os seus sistemas elétricos e hidráulicos permitem igualmente carregar pesos significativos, funcionalidade que será uma mais valia no campo de guerra.


Atlas o robô da Google que parece um ser humano

Boston Dynamics adicionou a combinação pernas e rodas e criou o Handle “o melhor dos dois mundos.”

As rodas são eficientes numa superfície lisa, enquanto as pernas podem ir praticamente por todo o lado.

Referiu a empresa na apresentação deste novo robô, explicando e mostrando vários cenários onde este poderá ter intervenção. O progresso é notório e o nível de autonomia faz prever para um futuro próximo um robô “de mercado” com um potencial incrível.

Exit mobile version