O culto das duas rodas está cada vez mais incutido na sociedade moderna. Não estamos a falar no culto dos poderosos motores e muitos cavalos a roncar sobre duas rodas, estamo-nos a referir ao prazer de pedalar pelas ruas e caminhos nas mais estilizadas bicicletas que hoje vemos pelas cidades, vilas e aldeias deste país.
Mas há quem não goste de dar ao pedal. Para esses, e porque a bicicleta tem um preço, que tal colocar um motor eléctrico que o ajuda a pedalar e pode até passar a ser o seu meio de transporte?
Sem dúvida que a tecnologia também olha para estes veículos com bons olhos, inclusive já se falou que houve ciclistas nas grandes competições que usaram pequenos motores eléctricos, escondidos dentro do quadro da bicicleta, que lhes permitiu tirar vantagem sobre os seus adversários que só contavam com a força das suas pernas.
Mas hoje o que mostramos é algo muito mais interessante e há vista de todos.
Sistema eléctrico eBike 75
Da cabeça de dois engenheiros madrilenos saiu uma ideia fantástica. Javier Reguero e Bruno Fernández criaram um sistema reversível que permite colocar em 95% dos modelos de bicicletas actualmente no mercado, um sistema eléctrico que apenas demora 5 minutos a montar.
A ideia de colocar um motor eléctrico numa bicicleta não é nova, há inclusive modelos que já trazem ambas as possibilidades, o utilizador pode pedalar e usar a carga eléctrica para um motor depois ajudar a circular em esforço.
Mas aqui a visão da utilização é ser mais ampla em termos de usabilidade do sistema.
O kit eBike 75 vem com um motor, uma bateria, cabos e uma roda “motriz” que poderá substituir a roda original traseira ou dianteira da bicicleta.
Além disto, o sistema traz também um ecrã carregado de dados que serão do agrado do utilizador, isto porque pode ser descarregada uma aplicação que faz a gestão de todo o sistema eléctrico.
A instalação mecânica é muito simples e reversível. Sim, uma das grandes vantagens é mesmo o ser reversível. Hoje tem numa bicicleta, mas amanhã pode ter noutra qualquer sem grandes obras de mecânica. Tudo se instala em pouco mais de 5 minutos.
Isto para quê? Nem sempre nos apetece pedalar a puxar pelo físico, podemos querer pedalar pelo simples prazer de circular nalguns sítios, ter tempo de contemplar e tudo isto a usar um veículo de transporte barato, não poluente e que vai a qualquer lado.
O protótipo agora mostrado já vem de muitas horas de investigação e de investimento. Segundo os engenheiros, este kit eBike 75 tem já mais de 400 mil euros de investimento, desde o início do projecto, mas este ano pretendem facturar meio milhão de euros e recuperar uma parte substancial do investimento inicial.
Não faltam produtos que transformam as bicicletas tradicionais em bicicletas eléctricas, isso é uma realidade, o que não é assim tão banal é a facilidade com que isso se faz, neste caso e pelo que é apresentado, tudo é muito simples o que pode ser um trunfo no mercado actual.
Quanto custa o eBike 75?
eBike 75 poderá custar entre os 750 e os 900 euros. Este preço é, sem dúvida, alto para o utilizador de bicicleta casual, contudo, para quem se faz movimentar dentro das cidades de bicicleta e que quer poupar nas pernas e não depender dos transportes públicos, o preço pode ser até bastante amigável, se tivermos em conta, num ano, o que poderá ser poupado em termos de combustível e tudo o resto.
O sistema permite em modo estrada, atingir os 25 kms/h, o que poderá ser uma boa solução para fugir ao trânsito das cidades.