Apesar de alta tecnologia que temos nos dias de hoje, continuamos dependentes das baterias que hoje alimentam os mais diversos tipos de equipamentos e até carros. Sabia que os resíduos marinhos podem ser utilizados para produção de baterias “amigas” do ambiente?
Projeto de baterias ecológicas é português…
O projeto é português e a investigação está a ser realizada nos laboratórios de Química Analítica da Universidade do Porto. Na prática, o que não se aproveita de animais marinhos possa vir a ser usado como matéria-prima na criação de baterias mais ecológicas. Segundo revela investigadores “fazem um processo de carbonização e chegam a materiais de carbono”.
Segundo revela a Lusa, há materiais de resíduos marinhos, provenientes do Instituto de Investigações Marinhas (IIM-CSIC), em Vigo, com os quais os investigadores “fazem um processo de carbonização e chegam a materiais de carbono”.
Depois de caracterizarem estes materiais, os investigadores concluíram que “estes têm elevado potencial para aplicação em elétrodos para condensadores, um dispositivo de armazenamento de energia mais sustentável utilizado no dia-a-dia em equipamentos com motor como máquinas de lavar e também em telemóveis”.
Os investigadores pretendem ainda que estas baterias sejam “mais seguras” ao substituir um eletrólito [material que conduz eletricidade em estado líquido] por um eletrólito sólido.