Com o avanço da tecnologia já alguma vez pensou como serão os supermercados do futuro?
O “ir as compras” é uma rotina que faz parte do quotidiano de muita gente. No entanto, todos há situações que incomodam, como o simples facto de estar uns bons minutos numa fila, ou simplesmente não encontrar um determinado produto. Porque não colocar a tecnologia ao serviço do cliente e da empresa?
No caso de um supermercado inteligente, a ideia consiste em usar a tecnologia de RFID para tornar as compras mais interactivas e o acesso à informação dos produtos seja facilitada (mobile marketing). Este será certamente o modelo do supermercado inteligente do futuro (presente).
Existem já atualmente algumas empresas a fazerem alguns testes para a implementação de serviços. Enquanto não vivemos a realidade, podemos ter uma ideia do que nos espera no futuro.
Vantagens para o cliente (algumas ideias)
- Carrinho com um ecrã leitor de RFID para obter informação dos produtos
- Ecrã mostra informação detalhada do produto
- Informação da planta do supermercado e localização dos produtos
- Informações sobre as últimas compras
- Quantidade de produtos e valor a pagar
- Verificação dos pontos em cartão
- etc
Vantagens para o supermercado (algumas ideias)
- Possibilidade de informar o cliente (em real time), sobre as promoções
- Informações de ultima hora (ex. sai pão na padaria)
- Informação sobre o cliente e preferências do mesmo (ex. produtos mais comprados, etc)
- Registo automático dos produtos (produtos em stock, localização, artigos em trânsito)
- etc
Marc Weiser, considerado o pai da computação ubíqua, previu há uma década atrás que no futuro, os computadores habitarão nos mais triviais objectos: etiquetas de roupas, chávenas de café, interruptores de luz, canetas, etc, de forma invisível para o utilizador.