Pplware

Nvidia e Audi uniram-se e vão lançar um carro autónomo

O mercado dos carros autónomos está ao rubro. Cada vez mais empresas estão a preparar-se para entrar neste ramo, criando e apresentando propostas que se aproximam cada vez mais de os tornar uma realidade.

A mais recente parceria que foi anunciada vai trazer para o mercado mais um veículo, desta vez criado pela Audi e pela Nvidia. Espera-se que esta novidade esteja a circular nas estradas já no ano 2020.

A Nvidia é bem conhecida por criar e produzir algumas das melhores placas gráficas que podemos encontrar nos computadores que usamos. Este é o seu foco, mas a empresa tem tentado abrir o seu leque de ofertas e, por isso, dedicou-se a trabalhar em sistemas dedicados aos automóveis.

A parceria da Audi e da Nvidia

A parceria com a Audi foi anunciada na CES e vai levar a que seja criado um veículo autónomo de Nível 4, o que garante um carro que é capaz de se conduzir a si próprio, que deverá chegar ao mercado já em 2020. Este carro usará o sistema NVIDIA DRIVE PX, uma plataforma de Inteligência Artificial criada para carros autónomos e que usa redes neuronais de inteligência artificial para avaliar o ambiente que rodeia os veículos e que decide qual o melhor caminho a ser usado.

A Audi e a Nvidia têm já um primeiro protótipo funcional e que está em exposição na CES. Este Audi Q7 está já equipado com uma primeira versão deste sistema e demorou apenas 4 dias a ser “ensinado” para percorrer a pista onde está em exposição. Esta é mudada frequentemente, para simular novos ambientes, sem que exista necessidade de novas aprendizagens.

A Nvidia tem também outras parcerias de peso

Para além da Audi, foram também anunciadas parcerias com outras entidades chave da indústria automóvel. A ZF e Bosch vão também usar partes do NVIDIA DRIVE PX para criar sistemas próprios e que vão equipar veículos de outras marcas.

Esta parceria vai permitir à Nvidia ter uma participação ainda maior neste mercado, conseguindo assim uma posição de destaque na criação destes novos sistemas, entregando a componente mais complicada às marcas automóveis.

Ao contrário de outras marcas, a escolha da Nvidia recaiu na criação de sistemas que podem ser incorporados em carros e que os transformam em veículos autónomos, dando-lhes toda a inteligência necessária para conseguirem circular sem a intervenção humana.

Exit mobile version