O “negocio/investigação” sobre a autonomia e tempos de carregamento de uma bateria continua a ser um tema bastante actual. São muitas as propostas que têm aparecido nos últimos tempos para colmatar as deficiências das soluções actuais mas a verdade é que a evolução tem vindo a ser lenta.
Desta vez, um grupo de investigadores de Singapura desenvolveram uma bateria que é altamente rápida a carregar e podem ter um tempo de vida na ordem dos 20 anos.
As baterias da nova geração terão de ter obrigatoriamente mais autonomia, ter ciclos de carregamento mais rápidos e terem também uma vida mais longa (as actuais baterias de lítio têm uma vida média de 10 anos).
De acordo com os responsáveis pela descoberta, estas baterias irão influenciar muitas indústrias, como por exemplo o segmento dos veículos eléctricos que está a ganhar força. A nova tecnologia garantirá carregamentos 20x mais rápidos, comparativamente com a tecnologia actual.
Para se ter uma ideia, a bateria de um carro eléctrico poderia carregar em apenas 5 minutos com esta tecnologia segundo refere o professor Chen Xiaodong da Nanyang Technological University.
With our nanotechnology, electric cars would be able to increase their range dramatically with just five minutes of charging, which is on par with the time needed to pump petrol for current cars.
The new battery will be able to endure more than 10,000 charging cycles — 20 times more than the current 500 cycles of today’s batteries.
O responsável pela investigação referiu ainda que esta tecnologia deverá estar no mercado dentro de 2 anos e deixa o desafio…se um carro eléctrico poderá demorar 5 minutos a carregar…imaginem em quanto tempo poderão carregar o vosso smartphone.
Via sciencedaily