Pplware

NASA vai lançar o mais pequeno satélite do mundo

A competição internacional Cubes in Space, apoiada pela NASA, levou um indiano de 18 anos a criar aquele que é talvez o mais pequeno satélite do mundo.

Para testar a durabilidade do satélite criado com recurso a uma impressora 3D, a NASA irá enviá-lo numa missão espacial, já no próximo mês.


Uma pequena estrutura cúbica em fibra de carbono, impressa através de uma impressora 3D e com apenas 64g fará parte da próxima missão espacial da NASA, num teste de durabilidade.

Esta estrutura trata-se de um satélite desenvolvido de raiz por um jovem de 18 anos, na competição Cube in Space. Segundo Rifath Shaarook, o seu criador, este satélite terá um novo tipo de computador de bordo e oito sensores incorporados para medir a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra.

We designed it completely from scratch. It will have a new kind of on-board computer and eight indigenous built-in sensors to measure acceleration, rotation and the magnetosphere of the earth

A Missão Espacial

O satélite, KalamSat, será enviado para o espaço num missão suborbital de apenas 4 horas, no dia 21 de junho, a partir da Wallops Flight Facility, na Virgínia. A viagem de ida e volta do satélite contará com uma operação de 12 minutos em ambiente de microgravidade.

O cientista Rifath vem de uma pequena cidade em Tamil Nadu, na Índia, e agora trabalha como cientista principal na Space Kidz India, uma organização que promove a ciência e educação para crianças e adolescentes indianos.

Exit mobile version