Pplware

MiniMed 670G – Pâncreas artificial para ajudar os diabéticos

Foi na passada semana que a FDA (Food and Drug Administration), organismo que controla os alimentos e medicamentos nos EUA, aprovou o MiniMed 670G, um dispositivo que permite monitorizar automaticamente a glicose e também fornece as doses de insulina necessárias.

Esta “nova” tecnologia inovadora, que quase não precisa da intervenção do paciente para controlar a doença, chegará ao mercado americano em geral já em 2017.

Jeffrey Shuren, director do Centro para Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, o MiniMed 670G permitirá às pessoas com diabetes tipo 1 terem uma melhor vida pois o sistema ajudará, de forma quase autónoma, a monitorizar os níveis de glicose e também a administrar insulina.

The FDA is dedicated to making technologies available that can help improve the quality of life for those with chronic diseases – especially those that require day-to-day maintenance and ongoing attention

This first-of-its-kind technology can provide people with type 1 diabetes greater freedom to live their lives without having to consistently and manually monitor baseline glucose levels and administer insulin

Para o Dr. Francisco Carrilho, Presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, este equipamento é um sistema híbrido mas que ainda não é totalmente automático, isto porque durante o dia o paciente terá de introduzir alguns parâmetros relacionados com a alimentação para que o dispositivo calcule a quantidade de insulina a administrar.

Francisco Carrilho, revela ainda que esta é uma doença que requer muita intervenção do doente, tanto a fazer o tratamento como na avaliação do tratamento. Em média, são necessárias quatro injecções de insulina por dia.

De acordo com o DN, em Portugal é estimado que existam um milhão de diabéticos, dos quais 50 mil têm diabetes tipo 1.  O diabetes tipo 1 é uma doença causada pelo próprio organismo que destrói as células que produzem insulina.

 

Como usar o MiniMed 670G?

O MiniMed 670G pode ser fixado, por exemplo, num cinto e é ligado ao corpo através de um cateter para aplicar insulina. A avaliação da taxa de açúcar no sangue dos pacientes é realizada a cada cinco minutos.

Fonte:DN

Este equipamento foi alvo de vários testes e os resultados mostram que podem existir alguns efeitos colaterais como por exemplo hipoglicemia, hiperglicemia e até irritação da pele. O MiniMed 670G é recomendado para ser utilizado por pessoas com mais e 14 anos.

Exit mobile version