Pplware

Conheça as linguagens de programação que mais cresceram no GitHub

Sites como o GitHub dependem de todo o código que é armazenado e ali publicado, sendo as plataformas ideais para os programadores. Com base nisto, são também o local ideal para avaliar as tendências e as linguagens que mais cresceram e/ou evoluíram.

O GitHub fez a avaliação das principais linguagens de programação usadas em 2018 nos projetos que alberga e as conclusões são interessantes.


Todos os anos o GitHub avalia vários pontos da utilização que os programadores fazem, focando-se em áreas como a geografia, as empresas, os projetos mais apoiados e até as linguagens de programação usadas. Com base nestes dados é interessante avaliar cada um dos pontos.

Um dos principais itens está ligado às linguagens de programação mais usadas, o que revela as tendências e as preferências dos programadores no último ano e também como estes vão evoluir.

2018 não foi diferente e os dados revelados mostram que foi o Kotlin a linguagem de programação que mais cresceu. De seguida, quem marcou presença foi a linguagem HCL e o TypeScript.

Grande parte do sucesso do Kotlin vem da sua proximidade com o Android, tendo sido eleita como a sua popularidade linguagem de desenvolvimento oficial para este sistema operativo.

Este ano, e segundo o GitHub, o domínio está  nas linguagens “statically typed”, que pela sua segurança de escrita e interoperabilidade são a escolha natural dos programadores.

Com 96 milhões de repositórios de código, 21 milhões de organizações presentes e 31 de programadores a contribuir, o GitHub está no topo do que existe nesta área. A sua compra pela Microsoft veio abalar a confiança dos utilizadores, mas depressa tudo voltou ao que era antes.

|Fonte

Exit mobile version