Pplware

IBM e Samsung são os reis das patentes registadas

As patentes são, para muitas empresas tecnológicas, um dos seus maiores ativos e uma fonte fixa de rendimento. São também a causa de muitas batalhas legais que se arrastam por anos.

Todos os anos surgem muitas novas patentes, que nem sempre chegam a ser implementadas ou sequer investigadas. De acordo com dados agora recolhidos, a IBM e a Samsung são as empresas que mais patentes registaram este ano.


Num mercado cada vez mais competitivo e em que as ideias são facilmente copiadas, é através das patentes que as empresas asseguram a sua propriedade intelectual e as ideias que querem proteger, para mais tarde colocar em prática.

Segundo os dados da Quartz, todas as grandes empresas investiram no registo de milhares de patentes, mas as que mais o fizeram, com grande destaque foram a IBM e a Samsung. Estas duas empresas juntas quase que conseguem ter mais que as restantes do top 10.

Como se pode ver no gráfico acima, e apenas este ano, estas duas empresas estão no topo, por larga margem. A IBM domina com a submissão de 5797 patentes e a Samsung ocupa o segundo lugar com 4143 patentes registadas.

Se este ano parece ser de investimentos na investigação, este é aparentemente um cenário comum para estas duas empresas. Isto nota-se quando olhamos a mais largo prazo, neste caso desde 2010, onde vemos que a IBM e a Samsung voltam a estar no topo da lista das empresas com mais patentes registadas.

Nos últimos 7 anos a IBM conseguiu puxar a si 53925 registos de patentes e no caso da Samsung esse número é ligeiramente inferior, tendo a empresa coreana registado 44301 patentes.

Infelizmente muitas destas patentes acabam por não ser desenvolvidas e as ideias que prometiam nunca saem do papel, perdendo-se assim o que de melhor tinham.

Fonte

Exit mobile version