Pplware

Hyperloop: Elon Musk quer atingir metade da velocidade do som

Elon Musk adora projetos desafiantes e inovadores. Algo diferente e que possa um dia vir a fazer a diferença. Depois de provas mais do que dadas, com os lançamentos da SpaceX e com o sucesso da Tesla, Musk prepara-se para mais uma conquista.

O Hyperloop, conceito de transporte de alta velocidade idealizado por Elon Musk, irá ser submetido a um teste muito em breve que, se for bem sucedido, irá alcançar a sua maior velocidade de sempre.


À conquista da velocidade do som…

O objetivo de Elon Musk com o Hyperloop é muito simples: criar um meio de transporte seguro e super rápido. O Hyperloop utiliza um motor elétrico especial que faz acelerar ou abrandar uma cápsula, que circula através de um tubo de baixa pressão.

Através do Twitter, o CEO da SpaceX anunciou que em breve deverá submeter o Hyperloop Pod a um teste de velocidade. Musk pretende que a sua cápsula atinja metade da velocidade do som e que trave em segurança, num espaço de 1,2 km. Basicamente, isto significa que durante o teste a cápsula deverá atingir uma velocidade de aproximadamente 612 km/h.

De facto, o Hyperloop deverá permitir que as pessoas viajem de cidade em cidade a cerca de 6174 km/h. Uma velocidade incrível e que, sem dúvida, irá mudar para sempre a forma como encaramos as distâncias viajando por terra. Será que Musk vai conseguir?


Hyperloop: Mais uma ambição de Musk…

Pouco tempo depois de ter publicado o post no Twitter, Elon Musk voltou mais uma vez a servir-se desta rede social para refletir acerca da sua ideia e do teste que vai ser efetuado. Tendo em conta a velocidade que quer que o seu Pod atinja, Musk admitiu que a cápsula poderá, muito facilmente, sofrer grandes danos e transformar-se em metal aos bocados. De qualquer das formas, como é seu hábito perante novos desafios, mostrou-se entusiasmado.

Elon Musk revelou a sua visão no que toca a este sistema de transporte de alta velocidade em 2013. No entanto, devido ao tempo que as suas duas principais empresas (SpaceX e Tesla) já lhe ocupavam na altura, o multimilionário decidiu afastar-se do desenvolvimento do Hyperloop.

No entanto, ainda promove e organiza eventos e competições que encorajam grupos de estudantes de todo o mundo a produzir e testar os seus próprios veículos tendo como base a sua ideia inicial.


A concorrência não está desatenta…

Musk não é o único a querer apostar no desenvolvimento deste tipo de meios de transporte. Entre os seus rivais encontra-se Richard Branson, fundador do Virgin Group que controla mais de 400 empresas. Branson está empenhado em construir algo equivalente ao Hyperloop na India.

No passado mês de dezembro, o veículo de Branson atingiu os 386 km/h sendo, até à data, o recordista no que toca à velocidade máxima atingida por este tipo de transporte de alta velocidade. Se tudo correr como paneado e, de facto, o teste for bem sucedido, o Hyperloop de Musk deverá quebrar o recorde estabelecido e torna-se o mais rápido de sempre.

Exit mobile version