Uma das tendências tecnológicas de 2016 será a realidade virtual. São várias as empresas que estão a investir nesta área e parece que não é só em Terra que ela pode ser útil.
A NASA já está a testar, a bordo da Estação Espacial Internacional, os óculos de realidade virtual da Microsoft, o HoloLens. Mas qual será a finalidade?
Na verdade, foi em Dezembro que a Microsoft, com a ajuda da NASA, enviou para o espaço os seus óculos de Realidade Virtual. Agora, surgem as primeiras imagens dos astronautas a utilizar estes óculos.
Testing an advanced VR system to aid our work on #ISS. All going so well until we found the Alien Invaders game… pic.twitter.com/6bfHXrQsvY
— Tim Peake (@astro_timpeake) 20 fevereiro 2016
O projecto Sidekick
Os astronautas da Estação Espacial Internacional estão a participar num projecto denominado de Sidekick, desenvolvido pela NASA e pela Microsoft, cujo objectivo é levar a realidade virtual aos astronautas para fornecer assistência às tripulações espaciais, quando e onde for necessário.
De acordo com a NASA, esta nova capacidade poderia reduzir os requisitos de formação da tripulação e aumentar a eficiência com que os astronautas podem trabalhar no espaço.
Os HoloLens da Microsoft irão permitir ajudar os astronautas a realizar reparações e outras tarefas a bordo através do modo “Remote Expert“, onde o astronauta recebe informações via Skype, e através do modo de procedimento (Procedure Mode), onde são utilizados hologramas para ilustrar o que deve ser feito.