Como temos vindo a acompanhar, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o mundo tem conhecido novas tecnologias associadas a equipamentos de guerra. A Rússia tem vindo a mostrar o seu arsenal, mas há também outros países, como é o caso dos Estados Unidos, que também já mostraram equipamentos inovadores.
Um dos mais recentes equipamentos apresentados pelos Estados Unidos é o Glide Breaker, um equipamento para neutralizar mísseis e bombas hipersónicas.
Glide Breaker está ainda em fase de testes
Os Estados Unidos têm um novo sistema capaz de intercetar mísseis hipersónicos. Este novo sistema de defesa área do país de Biden, foi desenvolvido pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA).
Segundo as informações, o sistema está na fase dois de testes, onde são realizados testes em túneis de vento, assim como testes de voo e de controlo.
Um dos principais objetivos da Fase 2 envolve o desenvolvimento de um “sistema de controlo de desvio e atitude” (DACS), que permite que um “veículo intercetador de morte” atinja mísseis hipersónicos em pleno voo. A primeira fase não considerou efeitos como fluxos de ar hipersónicos, revelaram funcionários da DARPA.
“Na Fase 1 do programa Glide Breaker, foram usados dois protótipos DACS capazes de atingir os objetivos de desempenho” afirmou a DARPA. “Os testes na Fase 1 incluem testes de componentes e demonstrações estáticas de fogo quente dos protótipos DACS integrados”, acrescentou a agência, observando que a participação na Fase 1 não é um pré-requisito para ingressar na Fase 2.
Relativamente ao modo de funcionamento, o Glide Breaker é formado por vários estágios, tal como os foguetes espaciais. O projétil, na maioria das vezes lançado em grupos acima de três mísseis, é impulsionado por um motor DACS, um sistema de propulsão que pode ser utilizado não apenas em armas militares, mas também em satélites e naves espaciais.
Para realizar a defesa, o equipamento tem um sistema de rastreamento de mísseis e jatos que permite realizar manobras em voo na atmosfera superior até chegar no alvo.