Pplware

Findster: Um excelente sistema de localização feito em Portugal

Existem projectos que merecem uma atenção especial, não apenas pelo que criam, mas também por terem origem no nosso país.

O Findster é um desses projectos. Para além de ser criado por jovens portugueses, cria uma solução para um problema que todos queremos evitar e solucionar quando acontece.

Com este sistema vamos poder ter um controlo absoluto sobre a localização das nossas crianças e dos nossos animais de estimação, com o recurso apenas a hardware e sem qualquer custo adicional.

Nos Estados Unidos, a cada 40 segundos, uma criança desaparece. Anualmente, no mundo inteiro, desaparecem oito milhões.

As três primeiras horas que se seguem a um desaparecimento de uma criança são as mais decisivas e que, assumindo que uma criança não foi raptada, decorrem em média cerca de duas horas até que se identifique a sua localização.

No que diz respeito aos animais de estimação, este período de incerteza é ainda mais alargado. Estima-s​e que um em cada três cães desaparecerá pelo menos uma vez ao longo da sua vida. Cerca de 90% nunca regressa a casa.

Todos estes números podem ter um desfecho diferente se for usada uma tecnologia que está a nascer no nosso país. Todos estes números podem tornar-se mais animadores e mais positivos com o recurso ao Findster.

O Findster é a nova tecnologia, desenvolvida em Portugal, para localização de crianças e animais.

Com o Findster é possível saber em tempo real onde andam os nossos filhos, ou animais de estimação, e criar zonas de segurança que, caso sejam ultrapassadas, é enviado um alerta para todos os cuidadores associados a essa criança ou animal.

O Findster está provido de funcionalidades várias e que se adaptam à utilização que lhe é dada.

É possível monitorizar várias crianças ou animais ao mesmo tempo e na mesma app, é possível monitorizar em várias apps a mesma criança/animal (recorrendo à cloud), vem munido de um botão de pânico para poderem ser lançados alertas pelo filho para o pai, detecção de quedas, locate mode – quando é quebrada uma zona de segurança é lançado um alerta e é activado o modo de busca, ‘activity tracker’ (apenas para animais) permite saber o nível de actividade diária do nosso animal de estimação.

anterior próxima

O ecossistema Findster é composto três componentes fundamentais:

Os módulos pai e filho/animal estão providos de um sistema de comunicação sem fios, permitindo um alcance de comunicação entre os vários intervenientes que pode variar de algumas dezenas de metros até um quilometro de distância.

Recorrendo a este método de comunicação podemos ter um raio de cobertura relativamente grande (quando comparado com bluetooth trackers), e sem custos adicionais para o utilizador (ao contrário de outros sistemas concorrentes que recorrem a redes móveis – operadores de telecomunicações – para a comunicação).

Existe uma quarta componente, a Base Station, que em alguns casos pode substituir o módulo pai. O propósito da Base Station é ser colocada em locais como a nossa casa, escolas ou outros sítios públicos.

Estas Base Station têm um alcance 2x superior ao módulo pai, permitindo comunicações de ainda maior distância.

Quando um módulo filho não está ao alcance do módulo pai, este tenta procurar uma Base Station (qualquer que ela seja) de modo a reestabelecer a conexão ao smartphone do pai (através da cloud). Quantas mais Base Station existirem, maior será a área de cobertura e melhor será a rede Findster.

A Base Station pode ainda ser usada para carregar a bateria dos módulos. Caso o utilizador não tenha uma Base Station, os módulos poderão ser carregados com um carregador individual.

Existe ainda uma componente SDK. Os programadores poderão usar o hardware Findster para outros fins, podendo programar novas aplicações e novas funções.

O Findster encontra-se ainda em desenvolvimento. De momento existem protótipos e foi feita a validação do conceito junto de utilizadores reais.

O projecto está agora numa fase de investimento colectivo (crowdfunding) na plataforma Indiegogo . A campanha tem como objectivo angariar fundos para acelerar o desenvolvimento, e verificar se existe adesão de mercado.

O inicio de expedição previsto é para Abril de 2015. Os utilizadores podem já fazer a pré­-reserva do equipamento por 132€/179$ (inclui módulo pai, módulo filho/animal, carregador individual, base station e app para Android/iOS) ou 65€/89$ (inclui módulo pai, módulo filho/animal, carregador individual e app para Android/iOS).

Findster

Exit mobile version