Pplware

Ferros de Engomar chineses com Chips que distribuem malware

O mundo da tecnologia é um viveiro de experiências e por lá gravita, actualmente, a vida do planeta. É interessante pensar que no mais peculiar electrodoméstico poderá estar um pedaço de tecnologia que espreita para a vida de cada um de nós.

Assim acontece na Rússia, pelo menos foi o que relatou uma cadeia de TV. Segundo consta, foram encontrados chips dentro de ferros de engomar que distribuíam malware.

 

Depois de conhecermos alguns procedimentos da NSA, parece que há mais gente mal intencionada e que tem curiosidade em saber mais sobre a vida de cada um de nós.

Foi apresentado um relatório onde era dado a conhecer que existia uma “máquina de malware” dentro de ferros de engomar, chaleiras (entre outros electrodomésticos) distribuídos na Rússia. Foi mostrado um desses dispositivos com origem chinesa e que tinha incluso um chip espião, ao qual lhe deram o nome de “pequeno microfone”.

Segundo as informações, este tipo de dispositivos servem para disseminar malware, pelos computadores, num raio de 200 metros, recorrendo a uma rede WiFi desprotegida. Outros dispositivos, smartphones ou câmaras dos automóveis, usados também muito pelos automobilistas russos, foram igualmente equipados com este chip espião, como reportou a mesma fonte.

Depois de conhecido o modus operandi destes chips, percebeu-se que, embora sejam chips pequenos, estes foram responsáveis por vários ataques a empresas, enviando spam sem o conhecimento dos administradores das respectivas redes.

Todas as encomendas foram já suspensas e foram também já devolvidos ao fabricante milhares de unidades de trinta outros dispositivos. A discrepância de peso bruto das encomendas ao chegar ao destino, alertou as autoridades aduaneiras que algo não estava conforme, mas poderá ter passado para o consumo material que não foi quantificado.

Este caso leva-nos para outro patamar da espionagem. Além do controlo cibernético, há agora o controlo electrónico físico, dentro de portas, bem aos estilo dos filmes da guerra fria!

Exit mobile version