Pplware

Fansmitter: Ventoinhas podem roubar dados de computadores

A segurança informática pode tomar várias formas, consoante o grau de protecção que se quer dar aos dados. Se o limite se julgava ser o isolamento da Internet e de qualquer rede de computadores, essa ideia terá de ser repensada.

Investigadores de uma universidade israelita criaram nova uma forma de roubar dados de um computador, o Fansmitter, usando apenas as ventoinhas presentes nessas máquinas.

São já várias as formas que se conhecem de roubar dados de um computador mesmo com este completamente isolado. Recorrendo ao som, que pode ser emitido em frequências que escapam ao ouvido humano, ficou provado que os dados podiam ser roubados.

Mas a nova falha que foi criada e apresentada, apenas como prova de conceito, mostra que afinal existem outras formas de conseguir retirar os dados sensíveis de um computador. Desta vez, os investigadores concentraram-se num componente que todos os computadores têm e que pode ser usado. Falamos das ventoinhas de refrigeração e da sua capacidade de gerar som em diferentes frequências. Chegou o Fansmitter.

 

Como funciona o Fansmitter?

Basicamente é um vírus que depois de infectar o computador tem a capacidade de conseguir controlar a velocidade dessas ventoinhas. Depois, como tem o controlo da sua velocidade, aumenta ou diminui o som das mesmas conseguindo um som diferenciado. São sons em diferentes frequências que permitem transmitir os dados para qualquer equipamento próximo que tenha um microfone.

Veja o vídeo para perceber como é feito todo o processo:

 

A velocidade de transmissão destes dados continua a ser muito baixa e a funcionar apenas num sentido, mas é a suficiente para roubar dados de um computador seguro.

O processo de infecção continua a obrigar o acesso físico à máquina e a transmissão de dados obriga também a que esteja presente um dispositivo com microfone, normalmente um smartphone. Este novo método abre as portas para novos ataque em máquinas que se julgavam estar protegidas ao estarem isoladas das redes.

Este é apenas um estudo teórico e uma prova de que este conceito funciona, mas abre portas para que novas medidas de protecção tenham de ser tomadas para que estas máquinas seguras e protegidas se possam manter assim.

Fansmitter

Exit mobile version