A evolução tecnologia na área dos dispositivos móveis exige equipamentos cada vez mais poderosos mas ao mesmo tempo mais eficientes em termos energéticos.
A Samsung informou esta Segunda-Feira que começou a produzir em massa o seu novo SoC Exynos 7 Octa (7420), com processo de fabrico FinFET de 14 nm.
O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos. O aumento do poder de processamento é sempre um dos objectivos mas a eficiência energética tem sido um dos requisitos fundamentais para o sucesso e adopção por vários fabricantes.
O novo SoC Exynos 7 Octa (7420) octa-core a 64 bits tem quatro núcleos Cortex-A57 a 2,1 Ghz e mais quatro núcleos ortex-A53 de 1,5 GHz.
A Samsung promete com este novo SoC um aumento de performance significativo, na ordem dos 20% e uma redução em 35% no consumo energético, comparativamente aos SoCs de 20nm (como por exemplo o Exynos 5430). Tudo junto, a empresa sul-coreana estima que a produtividade pode aumentar em cerca de 30%.
Apesar de ainda não existirem confirmações, é expectável que este novo SoC venha com o Galaxy S6. Entretanto a Samsung confirmou também que o processo de fabricação de FinFET em 14 nm chegará a outros chips já este ano.
Via Samsung