Pplware

Empresa espanhola usa IA para detetar em tempo real risco de AVC

A OneCareAI, uma spin-off do Barcelona Supercomputing Center (BSC-CNS), tem como área de ação a deteção precoce e em tempo real de AVC, recorrendo à inteligência artificial e dispositivos vestíveis, como, por exemplo, smartwatches.


Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte em Portugal

A solução da OneCareAI combina dados de eletrocardiogramas (ECG) recolhidos por smartwatches com informações sobre o estilo de vida dos utilizadores, integradas através de uma aplicação móvel.

Através de algoritmos de IA e supercomputação, a tecnologia analisa esses dados para identificar padrões associados a um risco elevado de AVC, permitindo alertas personalizados e intervenções médicas antecipadas.

Apesar de assumir que a principal área de ação é a prevenção de AVC, a tecnologia da OneCareAI tem potencial para ser aplicada a outras doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. A compatibilidade com diversos dispositivos no mercado facilita a sua integração em plataformas de telemedicina, clínicas hospitalares e sistemas de monitorização remota de paciente.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Estima-se que, anualmente, cerca de 25 mil portugueses sofram um AVC, o que equivale a três casos por hora. Destes, aproximadamente 10 mil resultam em óbitos.

Exit mobile version