Pplware

Drones turcos TB2 Bayraktar dizimam coluna militar russa

Ao contrário de outras guerras, no conflito entre a Rússia e a Ucrânia estão a ser usados drones e muita outra tecnologia de ponta. As Forças Armadas ucranianas já confirmaram que nesta guerra estão a ser usados, com sucesso, os poderosos drones TB2 Bayraktar.

Nas redes sociais circulam vários vídeos que mostram o enorme poder destas “pequenas” naves não tripuladas.


Além da enorme resistência que tem apresentado em terra contra os militares russos, a Ucrânia está a usar com grande impacto  drones turcos TB2 Bayraktar, segundo revela o Público. Os drones TB2 Bayraktar podem transportar até quatro munições até 150 kg.

Estes veículos aéreos não tripulados já tinham sido usados pelo Azerbaijão contra a Arménia em 2020, na guerra de Nagorno-Karabakh e pela Turquia nas guerras da Síria e da Líbia.

Sam Bendett, especialista no exército russo ao site  da revista Forbes referiu que…

Os militares russos reconheciam que o drone Bayraktar era um multiplicador de força para os ucranianos, mas, ao mesmo tempo, o Ministério da Defesa de Moscovo dizia que os seus sistemas mais avançados de guerra eletrónica, deteção por radar e de defesa aérea conseguiriam detetar e neutralizar este drone, de forma a não ser uma ameaça para as forças no terreno

Apesar de toda a artilharia “pesada” e tecnologia usada pela Rússia, não tem sido fácil parar os drones TB2 Bayraktar. No vídeo seguinte é possível ver um TB2 a atacar uma coluna militar russa.

Existem outros vídeos que mostram o poder dos drones turcos TB2 Bayraktar.

Principais características dos drones turcos TB2 Bayraktar

Os TB2 Bayraktar podem atingir uma altitude operacional de 18 mil pés (cerca de 5,5 km).  Como referido, podem transportar quatro munições até 150 kg. A envergadura de asa é de 12 metros e têm 2,2m de altura. É possível comunicar remotamente num raio de 300 km com o equipamento. Podem levar até 300 litros de gasolina.

Todas as informações sobre este super drone estão disponíveis na página da empresa – ver aqui.

Exit mobile version