Pplware

Dispositivo incrível que consegue transformar poluição em energia

A poluição ambiental é um problema crescente na nossa sociedade, pese o facto de não ser notícia alarmante na abertura dos jornais pela “banalidade” que o tema se tornou. O problema é de tal forma grave que cada vez se desenvolvem mais recursos para medir os níveis de poluição nas cidades, até os mapas da Google e Apple mostram esses valores em diversas metrópoles ao redor do planeta. Sim, é grave.

Num esforço para reduzir a poluição do ar e criar energia limpa e renovável, cientistas criaram uma célula fotoeletroquímica de duas divisões que transforma o ar poluído em combustível de hidrogénio.


Combustível de hidrogénio

Cientistas da Universidade de Antuérpia e da Universidade de Leuven na Bélgica, têm uma nova solução inovadora para a poluição. Estes desenvolveram um dispositivo que filtra o ar poluído e, através de uma célula fotoeletroquímica produzem energia.

Numa das divisões da célula o ar é filtrado e purificado utilizando um fotoanode. O processo produz hidrogénio, que é armazenado por um cátodo atrás da membrana que separa as duas divisões. Este hidrogénio pode ser armazenado e, posteriormente, utilizado como combustível.

No passado, essas células foram usadas principalmente para extrair hidrogénio da água. Agora descobrimos que também é possível, e ainda de forma mais eficiente, com ar poluído

Explicou o Professor Sammy Verbruggen, autor do estudo.

Tal como está, o dispositivo é apenas um protótipo e com apenas alguns centímetros não consegue resolver o grande problema da poluição, mas a ideia parece muito promissora.

 

Um futuro sem poluição?

Embora este pequeno dispositivo ainda esteja longe de ser útil contra a poluição, esse tipo de inovação é a chave para o progresso. As alterações climáticas não estão a abrandar, pelo que são necessários esforços para a combater. Esses esforços que vários governos já estão a colocar em prática, como o caso da China – que embora seja um dos principais contribuintes para os gases de efeito estufa e da poluição do ar -, têm investido fortemente em energias renováveis de forma a diminuir as suas emissões.

Inovação e soluções criativas como esta célula de combustível de limpeza de ar são parte da resposta. A mudança é possível, nós apenas temos que estar dispostos a abraçá-la.

Via

Exit mobile version