Controlo de computadores e gadgets com ondas cerebrais
E se o nosso computador funcionasse de acordo com as nossas expressões faciais e com as nossas emoções?
Uma das áreas de investigação mais desafiante na área da tecnologia, é o desenvolvimento de mecanismos que permitam mais facilmente os utilizadores interagiram com computadores, gadgets ou outro tipo de equipamentos.
Muitos sãos os paradigmas, as restrições… mas nos últimos tempos têm aparecido soluções bastante interessantes, sendo que algumas delas já apresentamos aqui no pplware.
Será que no futuro, conseguiremos realizar determinadas acções pensando apenas nelas?
Já pensou em ter um sistema que fosse capaz de ler as nossas ondas cerebrais e traduzir essas informações em instruções para um computador?. Muito futurista? Parece que não!
Tan Le, presidente de uma empresa de sistemas emotivos, demonstra que a próxima geração a nível de interface máquina vs utilizador, poderá dispor de um sistema para controlo de computadores, gadgets e outro tipo de equipamento através da nossa mente. O sistema desenvolvido, denominado de EPOC, é bastante simples, funciona comunica com o computador via wireless e segundo Tan Le é um sistema barato.
Vejam o sistema emotivo que foi apresentado durante o TED tal.:
Pontos altos do vídeo (min)
- ~5:55 – Utilizador puxa um objecto virtual e faz desaparecer o mesmo ( ~7:31)
- ~8:17 – Onde podemos aplicar a tecnologia? Jogos, máquinas, cadeiras de rodas ..
Segundo Tan Le, a aplicação consegue aprender sozinha, recorrendo a mecanismos de inteligência artificial, obtendo informações do cérebro do utilizador.
Este projecto é sem dúvida fantástico. No final do vídeo reparei que é possível controlar por exemplo uma cadeira de rodas…podendo esta tecnologia ser considerada como uma ajuda técnica.
Lembram-se do projecto MagicKey, um projecto PORTUGUÊS que eu não me canso elogiar? Pois bem, actualmente já conseguem controlar uma cadeira de rodas com o olhar. Não devemos ficar admirados com o que se faz só no mundo, em Portugal há muitos bons projectos….Haja apoios!
O que mais podemos esperar deste mundo mundo fortemente tecnológico?
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Realmente impressionante.
Legal é ver o mac rodando windows. Isso que é globalização. 🙂
Parabéns mais uma vez pplware pelo grande site. Muito bom gosto.
A Apple é que não deve ter achado muita piada…
Porque?
Teres um Macintosh é ter o melhor de dois mundos…
Qualidade do equipamento aliado a um software devidamente preparado para funcionar a 100% com aquele hardware e teres também a possibilidade de utilizar outros sistemas operativos tal como num PC normal 😉
Aliás, não deves de saber mas a Apple apoia a utilização de Windows e Linux nos seus portateis…caso contrário não davam suporte nem pré-instalavam o BootCamp no seu sistema operativo.
Quando penso nas possibilidades que isto traz a pessoas com alguns tipos de deficiência física só espero que isto não tarde a ser implementado.
Pondero se dará para ligar o canal sexyhot!
claro que dá em vez de meteres o sensor na cabeça metes lá mais abaixo e vais ver o mac a abrir páginas eróticas lol
Lendo os comentários de Phixie e António é possível ver o quanto é diversificado o interesse das pessoas por tecnologias como essa. 🙂
Hehehe
Aplicações de A a Sex xD
Muito Bom Mesmo!!!
Melhor só mesmo a apresentação ser feita com MacBook a correr Windows!!! Muahhhh!!!
Ou seja se tivermos deprimidos o pc fica deprimido e nao arranca? Se tivermos bebedos ele apaga metade da memoria e faz calculos disparatados? xD aahah na brinca xD
É muito bom estes projecto evoluirem, será um futuro espetacular este 🙂
Mais um bom artigo do pplware, mostrando o que de melhor se faz por ai… pelo mundo.
Estamos numa fase de mudança na forma como interagimos com o computador, o rato e o tradicional teclado nunca antes se sentiram tão ameaçados, e a forma de controlo apresentada neste artigo apesar de um pouco invasiva é uma forte ameaça.
Gostei de ver mais uma forma de controlo de uma Cadeira de rodas eléctrica, sobre tudo a expressão configurada para que esta andasse em frente. 🙂
Boa tarde!
Isto é tudo muito engraçado( e sou a favor destas tecnologias a 100%),mas gostava de ver estudos sobre o impacto a nível da saúde destas tecnologias.
Impacto 0… Nao emite qualquer tipo de radiação ( a nao ser o wireless mas isso e outra questao) O que aquilo faz e medir a actividade cerebral a superficie da tua cabeça, nao emite nada pelo que nao é inofensivo
“não é inofensivo”?
Brutal o que se está a desenvolver na área neurológica. Daqui a uma década muitos destes protótipos serão a realidade.
Decada? daqui a 2 ou 3 anos no maximo
Ao tempo que estou à espera de uma coisa dessas para programar e dar descanso à artrite reumatoide dos dedos 😀
A OCZ já comercializa um produto semelhante há muito tempo e a um preço bastante acessível (+-100€), chama-se NIA Game Controler.
Foi lançado principalmente para ser utilizado em jogos mas já há bastantes pessoas a utilizarem-no para de outras maneiras.
http://www.ocztechnology.com/products/ocz_peripherals/nia
Só funciona nos carecas, onde os sensores têm aderência! 😛
A consequência vai ser que o nº de obesos vai aumentar.