Pplware

China lança rede de comunicação quântica à prova de hackers

A investigação na área da computação quântica torna-se mais forte a cada dia que passa. Países ao redor do mundo focam-se cada vez mais naquele que é o futuro na área da informática.

É cada vez mais comum abrir as notícias e perceber que os países estão, de facto, a inovar e a trabalhar em projetos cada vez mais sofisticados. No futuro, os computadores quânticos poderão ser usados em várias áreas e revolucioná-las por completo.


Em Inteligência Artificial os computadores quânticos poderão ser usados para tornar os algoritmos de Machine Learning mais capazes e poderosos. Outro exemplo, pode ser encontrado na área da medicina. Estes computadores poderão ser usados como ferramentas de investigação, permitindo assim revelar a complexidade por detrás das estruturas moleculares.

 

A nova rede de comunicação quântica

Por causa do impacto que pode ser causado pelos computadores quânticos, durante esta semana, a China e a sua nova rede comercial quântica estiveram no foco da imprensa internacional. O país asiático está a fazer de tudo para ser capaz de desenvolver uma rede de comunicação segura, e nada melhor do que utilizar computadores quânticos.

Sem dúvida, a segurança fornecida por um sistema quântico é a melhor que existe no momento, o que faz o projeto chinês ser à prova de hackers que pretendam causar estragos (crackers). De acordo com as notícias locais, a rede de comunicação quântica chinesa foi instalada na província de Shandong e representa um grande passo no desenvolvimento deste tipo de tecnologias.

Segundo foi reportado, no passado mês de agosto, esta nova rede de comunicação enviou o seu primeiro sinal quântico a partir de um satélite experimental para a Terra. Nos Estados Unidos, quando o satélite foi lançado no ano passado, o Pentágono classificou esta experiência como “um avanço notável”.

 

Já se encontra a ser utilizado

Assim, depois das provas de confiança dadas pela primeira rede comercial privada de comunicação quântica, o sistema já se encontra a ser usado por mais de 200 oficiais e membros do governo, de acordo com uma agência de notícias chinesa.

No entanto, a dúvida em relação a como é que este sistema de comunicação futurista poderá ser usado no futuro a nível comercial continua por esclarecer, já que nenhuma informação a este respeito foi ainda fornecida.

De acordo com investigadores na área de computação quântica, os canais quânticos enviam mensagens que tiram partido de fenómenos quânticos, nomeadamente, entrelaçamento quântico e superposição. Qualquer tentativa de penetração do sistema criará distúrbios que são detetados no momento, fornecendo assim, uma segurança nunca antes vista.

Outros países, incluindo os Estados Unidos têm estado a trabalhar nas suas próprias redes quânticas há vários anos. Estes progressos apresentados são ótimos para encorajar outros a desenvolverem as suas próprias ideias. Em última instância são sempre os cidadãos os beneficiados com os avanços da ciência.


Leia ainda:
Exit mobile version