Pplware

China cria novo giroscópio de fibra ótica (FOG) de alta precisão

Investigadores chineses desenvolveram um novo giroscópio de fibra ótica (FOG) com alta precisão e resistência a variações de temperatura, representando um avanço importante para sistemas de navegação inercial.


Giroscópios de fibra ótica criam sistemas independentes

Giroscópios são fundamentais para sistemas de navegação inercial, pois conseguem detetar a orientação e a rotação de objetos em movimento sem depender de sinais externos, como, por exemplo, de satélites. Tais características são fundamentais em ambientes onde a interferência é um risco, como em operações militares e de segurança.

Os giroscópios de fibra ótica, ao contrário dos tradicionais com partes móveis, funcionam com base na variação do movimento da luz em fibras óticas.

Este novo giroscópio utiliza uma fibra de núcleo oco com estrutura anti-ressonante (tDNANF) trazendo várias vantagens:

No que diz respeito à estabilidade térmica, a maior inovação está na resistência à variação de temperatura. Em comparação com giroscópios tradicionais de núcleo sólido, esta versão de núcleo oco mostrou-se:

Esta tecnologia aproxima a indústria da criação de sistemas de navegação independentes de sinais externos, como o GPS, aumentando a fiabilidade em missões críticas e ambientes extremos.

Exit mobile version