Pplware

CES 2013 – Samsung apresenta protótipo flexível de smartphone

A CES é sem dúvida um palco de relevo para muita da tecnologia que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos meses. Caso evidente é a revelação do protótipo de telefone flexível da Samsung, baptizado de Youm. Este telefone corre o Windows Phone 8 e promete revolucionar, senão que o diga Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, que ajudou na apresentação da palestra da marca coreana.

Segundo a Samsung, a tecnologia «flexível» do Youm tem vindo a ser utilizada desde Junho de 2012, não passando para já de um protótipo sem qualquer data de lançamento. Contudo, face ao ênfase contínuo da Samsung sobre este produto, é natural que os seus rivais comecem a pensar duas vezes e o facto de utilizar como sistema operativo o Windows Phone 8 pode demonstrar que a sua demanda em busca de dependência Google, através do Android, pode continuar acessa.

Apesar de tudo, esta tecnologia pode ainda estar longe do seu ideal. A apresentação do mesmo mostrava um ecrã flexível, de facto, mas uma base sólida onde estão os componentes de processamento. Apesar do seu pequeno porte, da caixa de componentes de processamento, este pode ser o grande entrave.

Pela Internet podemos ler alguns artigos de peritos que chegam a afirmar que estes dispositivos podem tornar-se em algo bem mais durável que o próprio o vidro, especialmente nas quedas ou acidentes que lhes permite absorver a força ao invés de partir/estalar como acontece com o vidro.

Durante a apresentação do Youm, o protótipo foi submetido a várias flexões e dobrado sem qualquer distorção de cor mais evidente. Por outro lado, e de forma a entendermos a importância desta tecnologia, a Corning, fabricante do Gorilla Glass, que é amplamente usado em telefones móveis, também está actualmente a desenvolver um produto de vidro flexível apelidado de Willow. Com um pouco de sorte, o lançamento do Samsung Galaxy S4 pode vir a contemplar essa tecnologia ou até, quiçá, a nova versão do iPhone. A ter em conta que esta última tecnologia, Willow, nunca poderia possuir a mesma flexibilidade do plástico, por motivos óbvios.

Com tudo isto, crescem ainda mais os rumores de que a Samsung vem ao longo de vários anos atrás deste tipo de tecnologia, ecrãs flexíveis. Está cada vez mais perto? Parece que sim e com bons resultados.

Exit mobile version