Pplware

CERN liberta 300 TB de dados do Grande Colisionador de Hadrões

Se há algo construído na última década que 99% das pessoas desconhece a sua finalidade e que custou mais de 7,5 mil milhões de euros… é o Grande Colisionador de Hadrões. Sabe o que é?

Provavelmente os leitores do Pplware sabem do que se trata. O Large Hadron Collider do CERN é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Lembra-se da partícula de Deus?

Cancele os seus planos para este fim de semana! O CERN publicou, para quem quiser ver, 300 terabytes de dados sobre o Colisionador de Hadrões e sobre o que este tem feito.

Em tempos já falámos do Bosão de Higgs, falámos da antigravidade, mas há muito mais que foi descoberto que só imaginamos se pensarmos em ficção científica ou no futuro. Mas não, hoje esse futuro, essa ficção, está bem presente nos resultados dos trabalhos elaborados a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.

 

Mas porque dar a conhecer agora estes dados?

É uma boa questão, até porque raramente se sabe de algo. Tudo é mantido no mais profundo dos segredos. Kati Lassila-Perini, física que trabalha no Solenoide de Múon Compacto, explicou a razão para haver agora esta grande quantidade de dados oferecidos ao público.

Once we’ve exhausted our exploration of the data, we see no reason not to make them available publicly. The benefits are numerous, from inspiring high school students to the training of the particle physicists of tomorrow. And personally, as CMS’s data preservation coordinator, this is a crucial part of ensuring the long-term availability of our research data.

Basicamente estes dados, depois das investigações terem chegado a um término, podem ser alvo de aproveitamento por parte de escolas para treinar físicos de amanhã.

 

Que dados estão então disponíveis?

Os dados que estão disponíveis são referentes a trabalhos a partir de 2011 em diante. São, em grande parte, respeitantes a conclusões das colisões dos feixes de protões até atingirem 7 TeV, produzindo aquelas fontes fantásticas de partículas raras que até pagamos para não percebermos, tal é a complexidade da informação. Assim, cerca de metade do total dos dados recolhidos pelo detector CMS, referem-se a 2,5 femtobarns inversos.

Existem dados brutos dos detectores (para que possa verificar os resultados) e existe também os “derivados”. São conjuntos de dados mais simples de trabalhar – ao ponto do CERN fornecer a ferramenta para que os possa trabalhar com facilidade. Há um ambiente CERN para Linux pronto a arrancar numa máquina virtual e há também muitos de scripts e aplicações (algumas estão no GitHub).

Estes dados, para quem sabe, fornecem um enorme conjunto de informação para além de tudo o que está exposto nos livros e na web. Ajuda quer iniciantes de físicas nas escolhas, quer alguns “master” que estejam já na faculdade e queiram dados avançados e tratados, com o resultado conhecido e explicado.

Este é apenas o mais recente de vários depósitos de dados, mas também é de longe o maior. Uma explicação mais detalhada dos tipos de dados e como eles podem ser acedidos está aqui.

Exit mobile version