Pplware

Carregue o seu telemóvel com 150 ml de água e uma vela acesa

A tecnologia é hoje uma mais valia para o ser humano. O mundo moderno tira dela um proveito considerável e os gadgets que usamos já nos fazem uma falta quase vital, basta vermos o desespero muitas vezes quando nos esquecemos deles ou quando a energia falha.

Durante o dia já não faltam carregadores solares para termos acesso a energia sem ser a eléctrica, da rede, para carregarmos o telemóvel, por exemplo, mas e durante a noite?

Durante a noite usamos um pouco de água e uma vela acesa, simples!

Sem dúvida que a energia hoje é um elemento fundamental do mundo moderno, isto porque dependemos cada vez mais da electrónica e sem a “seiva da vida”… o globo simplesmente poderia ter um colapso.

Como grande parte das tecnologias que usamos sem energia são inúteis, quer de noite sem acesso à rede eléctrica ou em caso de desastres naturais, por exemplo, há quem tenha considerado usar outros recursos para “alimentar” os dispositivos com energia.

 

Água mais uma vela igual a energia

O princípio é o básico da física, depois, o transformar o vapor da água em energia térmica também não é novo. Passar a energia térmica para eléctrica também conhecemos há séculos. O que temos agora é isso tudo em modo portátil para podermos usar em caso de emergência.

A Stower criou um carregador de vela que irá permitir a qualquer pessoa usar um pouco de água e uma vela para carregar o seu telemóvel e poder novamente estar em contacto com o mundo. Esta é conhecida no meio por fabricar produtos práticos combinando energias naturais, como o fogo e a água. O seu projecto de maior sucesso foi o FlameStower.

 

O que é o FlameStower

Para percebermos o conceito do Carregador de Vela temos de recuar um pouco ao passado e ao FlameStower. Este dispositivo é um carregador portátil USB que usa um sistema compacto de panela para ferver água, bem ao estilo do material de campismo e que depois gera electricidade a partir da energia térmica.

 

Carregador de Vela agora para casa

Basicamente a empresa pegou nesse conceito e diminuiu o tamanho dos equipamentos, quer o que faz fogo quer o reservatório de água. Com uma vela do tipo fondue, 150 ml de água e 30 minutos de paciência, podemos utilizar o dispositivo da Stower e carregar o nosso smartphone ou outro dispositivo com baterias do mesmo nível das dos smartphones.

Assim, em caso de emergência lá em casa, terá sempre como carregar os dispositivos.

 

Como funciona o Carregado de Vela

A tecnologia por trás do carregador de velas oferece uma fonte de energia USB de 2.5W. Basicamente este dispositivo usa um refrigerador Peltier ou módulos termoeléctricos que convertem os gradientes de temperatura em electricidade. Além disso, o circuito inteligente Stower é responsável por transformar a energia produzida pelo módulo em energia necessária aos dispositivos que se ligam pela porta USB.

Uma vela pode demorar até seis horas a queimar e a carregar os telemóveis, o que significa que os pode carregar (em forma genérica) duas vezes totalmente. Associado à tecnologia está o design, este foi pensado para produzir uma peça compacta e durável, desta forma pode mesmo ser levado quando vai de fim de semana, quer para acampar quer para ir para algum sítio que possa precisar deste equipamento, nem que seja quando está a fazer um bom café ou um chá relaxante. Deixe apenas a água ferver e produza “energia limpa”!

A ideia que também está pensada para este dispositivo é que faça parte de um kit de sobrevivência. Assim, poderá em qualquer parte do mundo e em quaisquer condições, fornecer energia para carregar um smartphone, um rádio ou outro qualquer dispositivo desta dimensão.

Este é mais um projecto que se encontra à procura de financiamento no kickstarter e que tem já uma enorme atenção do mundo. A empresa está a pensar começar a comercializar já em Dezembro deste ano a um preço e 99 dólares, cerca de 90 euros.

FlameStower

Exit mobile version