Pplware

Tecnologia de carregamento sem fios permite que drones permaneçam no ar indefinidamente

Se as baterias ainda não permitem uma utilização generosa em muitos dos dispositivos móveis, então a solução poderá passar por tecnologias de carregamento sem fios.

Como prova de conceito, uma empresa encontrou uma técnica de usar um campo eletromagnético para manter os drones no ar indefinidamente. O impacto potencial da tecnologia poderá ser enorme.


Há muitas empresas a estudar formas de carregar rápido os dispositivos e sem as amarras dos fios.

Neste caso, que é dado a conhecer, William Kallman, co-fundador da empresa de tecnologia sem fio Global Energy Transmission (GET), mostrou a tecnologia usada pela sua empresa para criar um campo eletromagnético que pudesse manter os drones no ar indefinidamente.

 

Nuvem de energia

De acordo com Kallman, a GET encontrou uma forma de criar uma “nuvem de energia” que pode carregar um drone enquanto este está a voar.

O sistema compreende uma estação de energia terrestre com uma estrutura de fios posicionados numa forma aproximadamente circular. Quando ligado, isso cria um campo eletromagnético no ar perto da estação.

Um drone equipado com uma antena especial carrega a voar no alcance da nuvem de energia.

Conforme podemos ver no vídeo, 6 minutos de carga permite oferecer ao drone 25 minutos de voo. Esta base de carregamento pode conter vários drones a carregar em simultâneo.

Estes drones da GET são usados para vários trabalho, até pela sua capacidade de carga. Estes drones carregam 7 quilos, mas a estrutura e dois drones estão disponíveis por 120 mil dólares.

 

Que potencial tem esta tecnologia no mundo dos drones?

É difícil vislumbrar o potencial dos drones para mudar o mundo como o conhecemos. Contudo, a utilização positiva destas tecnologias tem vários cenários possíveis e ambiciosos.

Estas máquinas podem ser utilizadas para entregar mercadorias, para integrar operações de busca e resgate, além de muitas outras utilizações. Claro, há muitas outras aplicações negativas, como usados os drones para armamento militar, vigilância ao cidadão comum, etc…

Agora vamos imaginar ter um serviço de drones que possa contar com estes aparelhos voadores que não precisam de pousar ou parar, que com alguns minutos de carga podem estar permanentemente operacionais.

Quem poderá estar interessado nesta tecnologia? Facilmente agencias governamentais. Por isso, este projeto tem já levantado muita curiosidade na CES 2019.

Exit mobile version