Pplware

BMW tem um robô humanóide da Figure a trabalhar autonomamente na sua fábrica

Há muito que a robótica é uma realidade no setor automóvel e, agora, parece ter dado um novo passo. A Figure assinou um acordo com a BMW Manufacturing para instalar os seus robôs nas linhas de produção automóvel. E estes já estão a trabalhar.


 

Figure põe o seu robô a trabalhar numa fábrica de automóveis BMW

Embora a Revolução Industrial tenha marcado um antes e um depois nos processos de produção, só na década de 1960 é que os robôs industriais começaram a tornar-se populares, assumindo tarefas pesadas para o homem, como a soldadura, a montagem e a rebitagem de peças.

Nos últimos anos, assistimos a um esforço notável de várias empresas para desenvolver robôs humanóides, ou seja, máquinas com um aspeto semelhante ao humano. Desde o Optimus Gen 2 da Tesla até ao CyberOne da Xiaomi, mas raramente são vistos em ação em cenários reais. Agora, uma empresa americana chamada Figure pôs o seu robô avançado a trabalhar numa fábrica de automóveis BMW na Carolina do Sul.

Em janeiro deste ano, a empresa assinou um acordo com a BMW para instalar os seus robôs nas linhas de produção automóvel. E isto é realmente interessante, porque, pelo menos conceptualmente, procura automatizar ainda mais o processo de fabrico de veículos, algo que também envolve robôs industriais.

 

Porquê robôs com forma humana?

Segundo a Figure e outras empresas do setor, há muitos ambientes que são concebidos para os seres humanos. Os robôs humanóides poderiam assumir algumas tarefas “difíceis, inseguras ou aborrecidas” sem modificar os ambientes existentes. Ao mesmo tempo, poderiam melhorar a eficiência da produção.

O robô da Figure, chamado Figure 01, é o que eles chamam de “robô humanóide de uso geral”. Isto significa não foi concebido para uma tarefa específica, por exemplo, montar uma determinada peça numa fábrica, mas pode fazer uma série de coisas, como interagir com humanos e realizar tarefas domésticas.

Consequentemente, o robô também pode deslocar-se por diferentes divisões, abrir portas, subir e descer escadas, levantar caixas e muito mais. É este conjunto de competências que está agora a ser testado na fábrica da BMW na cidade californiana de Spartanburg.

O Figure 01 manipula peças na fábrica da BMW graças a uma rede neural que atribui pixéis a cada ação. Este sistema é também responsável pela precisão de cada movimento. Além disso, o robô é capaz de corrigir os seus próprios erros, por exemplo, se uma peça for colocada incorretamente. É de salientar que não existe controlo remoto, o robô funciona de forma autónoma.

Teremos de esperar para ver se os robôs humanóides vieram finalmente para ficar. Elon Musk acredita que sim. De facto, sugere que a empresa poderá valer mais do que a Microsoft ou a Apple graças ao seu robô Optimus.

 

Leia também:

 

Exit mobile version