Pplware

Já nem os aviões escapam a problemas de segurança informática

Cada vez estamos mais expostos a ataques e a tentativas de controlo remoto dos nossos equipamentos. A natureza desses ataques é também cada vez mais diversificada e os hackers procuram sempre novas formas de conseguir contornar as barreiras de segurança.

Se até agora se limitavam a conseguir quebrar estas defesas em áreas do dia-a-dia, novos ataques surgem em dispositivos que estariam protegidos. A mais recente falha afecta os aviões e permite um controlo a partir de um simples sistema de entretenimento.

A falha de segurança descoberta afecta um sistema de entretenimento da Panasonic, usado a bordo de aviões de 13 companhias de aviação, e permite a qualquer hacker tomar controlo de vários sistemas internos e até permitir o controlo do avião. As companhias aéreas que usam este sistema, e que assim podem ser comprometidas, são a Aerolineas Argentinas, Air France, American Airlines, Emirates, Etihad, FinnAir, KML, Iberia, Qatar, Scandinavian, Singapore, United e a Virgin.

Quem detectou este problema foi Ruben Santamarta, da IOActive, e segundo este investigador a falha está no sistema da Panasonic usado nestes aviões. Segundo a informação revelada, esta falha permite que o atacante tome controlo o sistema de entretenimento e apresentar todo o tipo de informação nos ecrãs disponíveis, controlar o sistema de luzes da cabine e até enviar anúncios aos passageiros, usando o sistema de comunicação do avião.

Segundo Santamarta, estes sistemas podem ser facilmente comprometidos, mas não permitem que um ataque de um hacker consiga assumir o controlo de um avião. Mas não faltarão quem tente e questione se se pode fazer.

Uma falha que pode ser resolvida dentro dos aviões

Apesar de ser uma falha muito grave, Santamarta detalha também que esta pode ser facilmente controlada pelas companhias aéreas e pela própria Panasonic. Segundo o investigador de segurança devem ser criadas áreas distintas e restringido o acesso a recursos por parte destes sistemas de entretenimento, limitando também o acesso a outras áreas mais sensíveis.

O problema parece ser ainda maior porque a Panasonic tem conhecimento dele desde Março do ano passado, quando investigadores informaram a empresa desta falha no seu sistema. Não existe qualquer informação sobre alguma tentativa de resolução do problema, mas ele aparentemente ainda está presente.

Estas falhas, relacionadas com os sistemas de entretenimento nos aviões, não são novidade pois usam os mesmos sistemas que se encontram no dia-a-dia. O problema maior são as consequências que podem advir de uma tentativa de controlo por um hacker, que terá certamente um impacto bem maior.

via: Telegraph

Exit mobile version