As grandes empresas tecnológicas estão constantemente a reinventar-se e a criar novos produtos e novas oportunidades de negócio. São formas de criar novos produtos e de cativar novos clientes. Uma área onde as marcas de tecnologia têm começado a investir de forma intensiva é na parte automóvel, de várias formas e com vários níveis de integração.
Depois da Google ter avançado com o seu carro autónomo é agora a vez da Apple criar a sua oferta nesta área, um veículo eléctrico.
Projecto Titan apresenta carro elétrico e autónomo Apple?
A proposta da Apple ainda não passa de um rumor, mas que tem tudo para estar a tomar forma e se tornar mais um caso de sucesso.
Para já apenas existe um rumor, avançado pelos jornais The Wall Street e Financial Times, que dá conta de um grande número de contratações pela Apple de engenheiros ligados a esta área.
A informação que já circula dá conta da criação de um projecto de grande envergadura, liderada por Steve Zadesky, antigo funcionário da Ford e actual Vice Presidente da Apple.
O resultado final espera-se que seja um veículo eléctrico, na forma de uma pequena carrinha, e claro, com todas as novidades que a marca tem apresentado nesta área.
Para já o projecto Titan, nome por que é internamente conhecido, está ainda numa fase muito inicial e ainda numa área de definições e de desenho. A seguir a este passo vão ser iniciados os normais procedimentos de definições de todos os materiais e de tecnologias de baterias.
Este rumor pode ser sustentado por uma notícia recente e que dava conta de um veículo “estranho” a circular em algumas cidades dos Estados Unidos, equipados com equipamento de recolha de informação geográfica.
Curiosamente esse veículo era uma carrinha e poderia ser um dos primeiros testes da Apple, ainda longe de uma qualquer forma ou funcionalidade.
A existência deste rumor, e mesmo que alguma vez seja uma certeza, não traz qualquer garantia de que algum dia poderemos ver um carro Apple a circular nas estradas.
São vários os projectos onde se sabe que a empresa esteve envolvida e que nunca chegaram a ver a luz do dia, quer por manifesto desinteresse dos consumidores ou por problemas com a tecnologia envolvida.
A chegada de um carro da Apple, mesmo de dentro de alguns anos, vem abrir ainda mais o seu leque de produtos, numa área onde ainda poucos se envolveram e que está limitada às grandes marcas automóveis.
Será esta uma área onde a Apple deve investir? Haverá espaço para um iCar?