Uma das grandes causas de acidentes rodoviários continua a ser a condução sob o efeito de álcool ou drogas. Com o objectivo de sensibilizar ainda mais os condutores, a Ford criou um fato especial que obriga o seu utilizador a simular este estado.
Perceba melhor do que estamos a falar.
A Ford não pretende drogar ninguém, nem tão pouco colocar os condutores em perigo. A marca apenas tem a pretensão de consciencializar os automobilistas para o perigo que correm ao conduzir sob o efeito de drogas.
Para tal, desenvolveu um fato que combina diversos acessórios que limitam os movimentos e o raciocínio dos utilizadores. São incluídos uns óculos que diminuem a visão, uns fones com sons que distraem o condutor, umas luvas que vibram criando o efeito de mãos trémulas, pesos nos pulsos e tornozelos que limitam os movimentos ágeis, diminuindo o tempo de reacção e ainda uma espécie de ligaduras nos joelhos, cotovelos e pescoço.
No vídeo que se segue, dois motoristas, um profissional e uma motorista comum, vestiram-se a rigor para os testes de simulação de condução sob o efeito de drogas e os resultados foram muito semelhantes, nenhum dos dois foi capaz de ter uma boa condução.
Este é um alerta que nunca é de mais deixar, já que segundo a Ford, só em 2014 foram detectadas 9,9 milhões de pessoas a conduzir sob o efeito de drogas.
Fonte: YouTube – Ford