Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
A face visível da evolução tecnológica não será a que mais influência o desenvolvimento humano. Os smartphones, tablets e outros dispositivos da moda, como é o caso dos smartwatches, não são propriamente os que mais ditam e influenciam a melhor vida do ser humano.
Vamos saber então quais as tecnologias que realmente contam para uma vida melhor.
Todos os dias os média divulgam centenas de inovações tecnológicas, sejam elas novas aplicações, ou até mesmo novos dispositivos que oferecem uma nova experiência de usabilidade aos utilizadores. Mas estes dispositivos mudam mesmo a vida da maior parte dos utilizadores a nível mundial? Ou será isto apenas uma forma de marketing, uma forma encontrada pelas empresas para engordar os seus cofres com a venda de produtos superficiais, sem qualquer benefício na sociedade?
Claro que estas novidades, todos estes gadgets trazem riqueza e com isso promovem o desenvolvimento, mas o que está oculto das primeiras páginas é de facto o trabalho profundo no que mais afecta a vida das pessoas.
Os dispositivos que são aplicados à saúde, ao socorro e ao bem estar das pessoas são o exemplo perfeito do que realmente pode a tecnologia contribuir para um ser humano melhor, com mais longevidade.
Stents Coronários no tratamento de doenças cardiovasculares
São tubos artificiais utilizados em casos de doenças cardíacas para manter as artérias abertas. Com esta tecnologia foram reduzidos para metade os pacientes que morrem e sofrem de ataques cardíacos. Sendo que com esta tecnologia pessoas em situação de risco de morte súbita e que possuem um CDI terão agora 98% de probabilidade de sobreviver.
Dispositivos de monitorização de glicose no sangue
Para as pessoas que sofrem de diabetes, doença que a cada dia se torna mais comum, a tecnologia trouxe novos métodos mais precisos na monitorização de glicose no sangue. Significando isto, que os pacientes que sofrem desta doença podem medir de uma forma diária e eficaz esses valores, evitando que a doença lhes provoque cegueira ou até mesmo danos nos nervos periféricos.
Leia também: Criado pâncreas artificial controlado por iPhone
Recurso à ablação endometrial
A tecnologia trouxe a possibilidade de serem realizadas cirurgias minimamente invasivas no tratamento de doenças do útero, reduzindo o tempo de recuperação. Com a ablação endometrial, utilizada como alternativa à histerectomia, o paciente terá um tempo de recuperação de cerca de dois a quatro dias, enquanto a alternativa iria necessitar de um tempo de recuperação entre seis e oito semanas.”
Benefícios económicos
A indústria da tecnologia médica já é uma das economias de sucesso na Europa, criando um grande número de postos de trabalho e atraindo o investimento internacional de modo a inovar cada vez mais as tecnologias usadas no serviço da saúde.
Actualmente, o mercado europeu está estimado em 100 mil milhões de euros, o que representa 30% do mercado mundial, empregando cerca de 575 mil pessoas. 95% das empresas de tecnologia médica são pequenas e médias empresas, focadas na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias com o objectivo de melhorar o sector da saúde.
Com estes números, pode mesmo dizer-se que a Europa é um local de excelência para a inovação de tecnologias médicas, estando a crescer 4% por ano.
Alguns Exemplos de Inovações de Sucesso
Scanner Óptico MelaFind
O melanoma é a forma de cancro da pele mais letal, e até agora sempre foi difícil avaliar a situação do paciente sem realizar uma biópsia cirúrgica invasiva. No entanto, hoje em dia os dermatologistas têm a ajuda deste magnífico dispositivo aprovado pela FDA. Sendo assim possível avaliar a morfologia dos tecidos sem a necessidade de uma biópsia cirúrgica.
Este dispositivo não é para diagnóstico definitivo, mas sim para fornecer informações adicionais ao médico, de modo que este possa analisar a necessidade ou não de realizar uma biópsia. Sendo o objectivo reduzir o número de pacientes com cicatrizes desnecessárias e ao mesmo tempo eliminar os custos de procedimentos desnecessários.
Aspirina Electrónica
São milhares as pessoas que sofrem de enxaquecas, dores de cabeça constantes, dores de cabeça excruciante e até mesmo dores faciais, e que para quem a toma de medicamentos é quase inútil. Há muito tempo que os médicos associam estas dores de cabeça crónicas com gânglio esfeno palatino, no entanto, ainda não encontraram nenhum tratamento que funcione a longo prazo.
Este dispositivo está ainda em investigação, tem como objectivo bloquear os sinais do SPG, ao primeiro sinal de dor de cabeça. Desta forma, o sistema envolve o implante permanente de um dispositivo de estimulação do nervo na gengiva superior do lado normalmente afectado pela dor de cabeça. Sempre que o paciente notar o início da dor de cabeça deverá colocar o controlador remoto portátil na face, o mais próximo possível do implante, de modo a estimular os nervos SPG e a bloquear os neurotransmissores que causam a dor.
Tratamento da Diabetes
Actualmente, todos os pacientes que sofrem de diabetes têm a necessidade de injecções diárias, tanto para regularizar o nível de açúcar no sangue como também para medir o nível de glicose, desta forma aumentado a possibilidade de risco de infecções.
Para tentar acabar com este método, uma empresa americana está a trabalhar num biossensor transdérmico que lê analitos de sangue através da pele, sem existir a necessidade de qualquer picada.
A tecnologia envolve um dispositivo parecido a uma escova de dentes eléctrica portátil de modo a remover as células da camada superior da pele para que a química do sangue do paciente fique ao alcance do biossensor. Depois de recolhidos os dados, eles serão enviados sem fios para um monitor remoto, accionando alarmes sonoros caso os níveis não estejam dentro dos parâmetros normais.
Check-Ups Robóticos
O principal objectivo do sector da saúde é melhorar os cuidados que são prestados aos pacientes, dessa forma a tecnologia poderá ser um factor importante para esse crescimento.
Telemedicina, é do que vamos falar agora. Esta é uma tecnologia que está a ser utilizada como ferramenta de triagem e avaliação de situações de emergência. No entanto, os novos robôs médicos podem também fazer rondas pelos corredores dos hospitais, podendo verificar pacientes em diferentes quartos e verificar os seus sinais vitais sem interferência humana.
O RP-VITA Robot é o primeiro robô de navegação autónomo, sendo aprovado pela FDA para o uso hospitalar, constituído por um ecrã e equipamentos de monitorização médica, programado para andar através de salas cheias de pessoas em qualquer hospital.
Válvula Aórtica
Esta tecnologia é uma alternativa que pode salvar a vida de muitos pacientes que precisam de uma nova válvula aórtica mas que não podem suportar uma nova cirurgia. Esta válvula é guiada através da artéria femoral através de um cateter que é inserido próximo da caixa torácica ou das costelas. Este é procedimento muito simples, que vai fazer com que as hospitalizações sejam muito mais curtas, reduzindo assim os custos dos cuidados de saúde.
Impressão em 3D
Esta poderá ser uma tecnologia muito importante no mercado da saúde, principalmente na preparação e no treino para as cirurgias. Exemplo disso, é o caso do bebé recém-nascidoque sofria de um problema de coração grave e foi salvo com a ajuda desta tecnologia.
Leia também: Bioimpressão de órgãos a 3D… é possível
Concluindo…
A tecnologia vai muito mais além dos computadores, dos smartphones e dos tablets que todos nós “seguimos e somos aficionados”. Sendo que aplicada de uma forma inovadora poderá salvar milhares de pacientes em todo mundo.
O investimento, contudo, é feito com um objectivo da obtenção de riqueza e não do avanço da ciência para um fim humanitário, por isso hoje a tecnologia tem um alcance maior quando estão em jogo milhões de dólares…