Pplware

YouTube – 9 truques que tem de conhecer

O YouTube é o maior agregador de vídeo do mundo. Pese o facto de haver muitos e de altíssima qualidade, a realidade mostra que o YouTube ainda é rei. Além das funcionalidades triviais que estão “à vista”, este serviço da Google presenteia os utilizadores com vários outros “atalhos”, basta saber o caminho das pedras.

Hoje deixamos 9 truques que qualquer utilizador deve conhecer sobre este serviço.

 

Há muitas funcionalidades que podem ajudar a gerir o que vemos e o que não vemos no YouTube. Quer os utilizadores casuais, quer mesmo os PRO, que cada vez há mais, deveriam conhecer estas dicas. Para isso, vamos então falar delas.

 

1. Criar uma ligação para qualquer parte do vídeo

Normalmente quando copia o link de um vídeo, este começa no início, 99% das pessoas fazem isso, mesmo que só queiram ver uma fracção do vídeo, não isolam essa parte… no limite, vão “puxando para a frente”. É uma questão de saber como fazer e tornar hábito quando precisar deste truque.

O YouTube tem um campo por baixo de cada vídeo onde permite às pessoas definir o ponto de início da reprodução, mas elas podem igualmente colocar esse tempo manualmente. Se formos ao URL do vídeo, podemos manualmente colocar &t=YmXXs no final do endereço do vídeo onde alteramos o Y pelo minuto de início e os YY pelos segundos. Podemos omitir os minutos ou usar por exemplo 90 segundos se quisermos apenas que o vídeo comece ao minuto e meio.

Vamos a exemplos:

youtube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

Agora queremos só partilhar o vídeo a partir dos 90 segundos, usamos este URL:

youtube.com/watch?v=rUXbmmAmre8&t=1m30s

Mas podemos não usar o método manual, para isso usem o campo que está imediatamente por baixo do vídeo:

Além disso, há ainda outro método, podemos simplesmente dar um clique com o botão direito em cima do vídeo, no momento que queremos partilhar e no menu de contexto que se abre, clicar na opção Copiar URL do vídeo à hora atual:

3 dicas que pode usar para controlar o início do seu vídeo e a partilha respectiva do URL.

 

2. Vídeo em loop infinito

Sabemos que o YouTube é um óptimo sítio para podermos ouvir música, principalmente porque podemos encontrar músicas que já não estão no circuito corrente das playlists dos serviços streaming ou mesmo nas rádios. Quando procuramos aquela música que tanto gostamos, por vezes queremos ouvir em loop até enjoar… mas é aborrecido estar sempre a fazer Play ou Repetir quando acaba o vídeo.

Vamos usar então um serviço que se chama YouTubeRepeater.com. Basicamente o que iremos ter é o nosso vídeo em loop infinito.

Vamos a exemplos:

youtube.com/watch?v=gUVYh7dT5X4

Para ter o vídeo em loop, usamos o seguinte:

youtuberepeater.com/watch?v=gUVYh7dT5X4

Como por vezes o início é aborrecido e queremos logo saltar para a música, usamos os campos de Start at e End para definir o tempo de vídeo e este estará sempre em loop a tocar.

O próprio YouTube tem este recurso integrado, veja como proceder:

 

3. Fazer um GIF a partir de um vídeo

Se quiser fazer um GIF de um vídeo do YouTube para usar essa imagem como apresentação num artigo, do próprio vídeo, então não precisa de instalar software ou andar à cata de serviços web, faça-o com um simples comando.

Vamos a exemplos:

youtube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

Altere o URL para este:

gifyoutube.com/watch?v=gy1B3agGNxw

Entrará directamente numa ferramenta online, no Gifs.com, e lá poderá criar uma variedade de efeitos para finalizar num GIF fantástico. Depois de pronto, gratuitamente pode descarregar ou partilhar nas suas redes sociais.

 

4 – Slow motion

Existem algumas formas de abrandar um vídeo do YouTube, a mais simples é segurar a barra de espaços durante a reprodução… mas não é lá grande resultado. O efeito é de pausar, reproduzir sempre seguido dando ideia de abrandamento, mas aos soluços, cria uma espécie de câmara lenta de baixo orçamento!!!

Vamos a exemplos:

Se queremos algo mais PRO, então vamos usar este serviço dedicado. No sítio www.youtubeslow.com digite o URL do seu vídeo no campo especificado e clique em SLOW IT.

Ok, agora por baixo do vídeo poderá ter algumas opções para mudar a velocidade. Muito interessante o resultado.

 

5. Descarregar vídeos do YouTube

Já falámos algumas vezes nesta dica, contudo ainda são alguns os pedidos de informação à cerca desta possibilidade. Sim, podem fazer o download do vídeo do YouTube apenas alterando o URL e sem ter de instalar qualquer aplicação no vosso computador da empresa.

Há vários serviços que fazem isso, hoje vamos deixar mais que um para que use o que mais rápido for a executar a sua ordem.

Vamos a exemplos:

Agarre no endereço que lhe aparece do vídeo que quer descarregar:

youtube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

Agora substitua no URL o início do endereço:

pwnyoutube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

kickyoutube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

 

Mas e se só quiser o áudio?

 

6. Ver a YouTube TV

A YouTube TV é uma interface desenhada para as smart TVs e apps das consolas. É na mesma o YouTube, mas tem menos “tralha” em volta e alguns atalhos úteis que ajudam a usar o controlo remoto ou os comandos das consolas. Provavelmente não irá fazer desta a sua interface no PC, mas veja como é tudo mais “limpo”:

Vamos a exemplos:

Clique em youtube.com/tv

 

Agora veja se é ou não mais fácil usar esta interface nos ecrãs mais pequenos.

 

7. Obter a miniatura de qualquer vídeo

É comum quando pesquisamos por um vídeo vermos uma imagem que define o vídeo, usualmente chama-se maxresdefault.

Podemos ver essa imagem em alta resolução, em vez daquela miniatura que aparece na pesquisa. Por vezes até faz falta para “ilustrar” um post nas redes sociais, por exemplo. Então para recolher essa imagem, só temos de ir ao sítio certo.

Vamos a exemplos:

Este é o caminho para essa imagem, apenas substitua o que falta no endereço.

https://img.youtube.com/vi/[VideoID]/maxresdefault.jpg

Onde diz [VideoID] coloque o código do vídeo que aparece depois destes caracteres v= até final do endereço.

Neste vídeo:

youtube.com/watch?v=rUXbmmAmre8

A imagem é esta:

img.youtube.com/vi/rUXbmmAmre8/maxresdefault.jpg

 

8. Misture os vídeo do YouTube

Esta é super super divertida, acreditem. Então o que temos de fazer é ir ao site YouTubeDoubler.com e juntar dois vídeos, o que fiz foi colocar o nosso vídeo mas com alto som!

Veja o resultado.

Usem e abusem desta funcionalidade que é muito engraçada e pode dar muito jeito.

 

9. Ir direto para as suas subscrições

Por muito que tente, o YouTube acaba sempre pro dar sugestões que não interessam para nada, alias, cada vez mais o YouTube mostra-nos o que lhe interessa mostrar e não o que queremos ver. Então porque não entrar no Youtube e ir direto aos seus canais, aqueles que lhe dizem algo?

Para isso pode criar um favorito no seu browser, ou até um atalho na barra de marcadores com este endereço:

youtube.com/feed/subscriptions

Aqui dentro estão os seus vídeos subscritos e as novidades que os seus canais estão a lançar em tempo real. Desta forma apenas vê o que lhe interessa e não o que interessa ao YouTube mostrar.

Exit mobile version