Além do hype dos carros elétricos, muitas marcas estão também centradas no desenvolvimento de sistemas de condução autónomo.
Para mostrar como os carros equipados com este sistema funcionam, a Waymo lançou um vídeo explicativo da ação desta tecnologia durante uma viagem de carro.
O mundo dos automóveis está a sofrer uma mudança bastante elevada. As marcas começam aos poucos a abandonar os combustíveis fósseis, procurando outros sistemas mais económicos, eficientes e ecológicos.
Com a evolução dos carros elétricos, a Tesla é hoje uma das principais marcas nesta área, tendo também sido das primeiras a lançar para o mercado um sistema de condução autónomo. Esta tecnologia ainda está em testes, no entanto, já consegue dirigir um carro sem intervenção do condutor.
Embora seja um tema cada vez mais comum, a verdade é que muitas pessoas ainda mantém uma forte desconfiança da eficiência e segurança deste sistema. Foi nesse mesmo sentido que a Waymo, uma subsidiária da Google, criou um vídeo para mostrar o funcionamento dos sensores do veículo.
Waymo explica como funciona a condução autónoma dos seus carros
Desde janeiro de 2017 que a Waymo tem cerca de 100 veículos em Phoenix que permite aos habitantes serem transportados de forma gratuita.
Passado mais de um ano, e aproveitando algumas alterações legais, o serviço da Waymo irá sofrer alterações, passando os transportes a serem pagos. Além disso, este tipo de veículos poderá passar a circular sem a necessidade de um piloto no banco do condutor.
Dado que esta mudança poderá aguçar ainda mais as desconfianças da população, a Waymo criou um vídeo onde explica o funcionamento dos sensores do carro e o seu comportamento durante a viagem. Para isso, foi captada uma viagem pelas ruas de Phoenix e foi posteriormente alterada para adicionar as diferentes animações que permitem exemplificar o que é explicado.
Esta é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor o funcionamento deste sistema. Além de mostrar a ação dos sensores, permite ainda acompanhar em 360º uma viagem no banco traseiro de um carro Waymo.