As Redes Privadas Virtuais (VPNs) estão cada vez mais na moda. Existem centenas de utilizações que as colocam na ordem do dia.
Das empresas que fornecem aos funcionários acessos ao serviço a partir de suas casas à utilização mais usual, que são os utilizadores convencionais da Internet, que precisam de contornar as restrições dos bloqueios geográficos, hoje em dia quem não dominar estes serviços e ferramentas… está deslocado e desactualizado. Assim, deixamos estes 5 serviços que serão do seu agrado.
A primeira premissa é usar o Google Chrome. Isto porque o que lhe vamos deixar são extensões que poderá anexar ao browser da Google e assim, utilizar a sua VPN como entender.
A segunda premissa é precisar de uma VPN. Se não necessitar, então leia e guarde este artigo, pois mais tarde ou mais cedo, acredite, vai precisar.
Recentemente o Opera decidiu oferecer, de forma nativa, uma VPN gratuita a todos os seus utilizadores. Este artigo tem como função equipar o seu browser Google Chrome com essa funcionalidade, assim não precisa de trocar de browser só por isso
1. ZenMate VPN
ZenMate VPN intítula-se como uma “solução de cyber segurança”. Possui uma rede mundial de servidores proxy de alta segurança que criptografam as suas informações e protegem-no contra sites maliciosos.
O serviço ZenMate VPN pode ser dividido em três partes – a privacidade na Internet, a segurança Wi-Fi e o acesso à Internet sem restrições.
Em relação à privacidade, esta ferramenta irá prevenir que os banners de publicidade o monitorizem, que seja igualmente monitorizado pelos sistemas de analytics dos websites e pelos serviços de rastreios das redes sociais ao redor da web. Da perspectiva do Wi-Fi esta ferramenta acrescentará uma linha de defesa para quando estiver a navegar numa rede pública insegura. Também irá contornar alguns bloqueios geográficos que operadores e serviços impõe ao utilizador.
Esta VPN tem um plano Premium, pago, com outras funcionalidades mais abrangentes, que poderá verificar caso precise de algo mais.
2. DotVPN
DotVPN está presente nos repositórios do Chrome desde 2014 mas só agora começou a ganhar tracção a sério. Tem já mais de 500 mil utilizadores, de acordo com os dados referidos na Chrome Web Store e tem uma média de classificação de análise, por parte dos utilizadores, de 4 estrelas (de quase 5000 análises).
Algumas das melhores funcionalidades são:
- Largura de banda ilimitada;
- 12 localizações virtuais (Canadá, Alemanha, França, Holanda, Japão, Singapura, Espanha, Suíça, Suécia, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido);
- Alteração ilimitada entre localizações.
Outra das características que os developers ficam orgulhosos em apontar, são os benefícios no campo da segurança. Este serviço usa criptografia com uma chave de 4096 bits – que é duas vezes maior do que os padrões bancários modernos.
3. Hotspot Shield
Esta é já uma nossa velha conhecida. Falámos nesta VPN vários anos seguidos, o último dos quais em 2014 e desde então existiram algumas boas evoluções.
Antes de falarmos no que este serviço tem para oferecer, convém frisar que esta VPN é oferecida gratuitamente pela Anchor. Ora esta empresa, a Anchor, é amplamente considerada como uma das empresas mais confiáveis na indústria; tem mais do que 10 anos de idade, tem contados mais de 400 milhões de downloads em todas as suas diferentes aplicações e actualmente tem 20 milhões de utilizadores activos em 190 países.
Nos termos do serviço, podemos ver que a versão gratuita é ilimitada, além disso, tem versões para iOS, Android, Windows Phone, OS X e Windows.
Tal como a VPN ZenMate, a Hotspot Shield também tem uma versão Elite. Começa com o preço de 2.08€/mês para 24 meses… e vai por aí fora, conforme o plano.
4. CyberGhost VPN
CyberGhost VPN é outro fornecedor que cuida quer da segurança quer da privacidade. São estes os pontos principais do serviço. Contudo, não deixa também de permitir que o utilizador utilize as suas características para contornar os bloqueios geográficos de serviços web.
De acordo com o seu website, o serviço é responsável por bloquear cerca de 150 milhões de publicidades intrusivas e invasivas, 210 mil websites maliciosos e 260 milhões de tentativas de rastreio.
A lista da CyberGhost VPN aposta em nove características-chave do seu serviço:
- Fácil de usar: on clique no botão ligar/desligar;
- Protecção contra hackers, cyber scams, roubos de contas bancárias e fraude por phishing ao e-mail;
- Navegação anónima;
- Navegação livre de publicidade;
- Fornecimento de um “Relatório de Transparência” anual certificação ISO;
- Geo-desbloqueio mundial;
- Protecção contra sites maliciosos;
- Dados comprimidos para hotspots mobile;
- E finalmente, ligações HTTPS forçados quando disponíveis.
A versão Premium está disponível por 4.16€/mês e traz algumas outras características mais avançadas, que pode ver no site do developer.
5. Browsec VPN
Browsec VPN reclama para si mais de 2 milhões de utilizadores que acreditam nas suas capacidades de privacidade e segurança online.
O seu principal benefício é deixar os utilizadores ter acesso a qualquer lugar, mas com total privacidade on-line, protegendo os dados e salvaguardando-os dos sniffers e rastreadores.
Os 3 principais trunfos anunciados e que de facto podemos reter desta ferramenta são o acesso a todo e qualquer conteúdo sem restrições, a encriptação dos dados e a utilização também numa app para iOS.
Esta VPN é uma das preferidas dos utilizadores que querem contornar determinados bloqueios geográficos, usados por exemplo no acesso a lojas online ou a serviços tipo Netflix, Pandora ou SoundCloud – alguns estão totalmente barrados a certas regiões.
Browsec VPN também sugere que o seu serviço seja usado como uma forma fácil de ter acesso a sites que são bloqueados dentro das empresas ou escolas, como por exemplo os serviços tradicionais que conhecemos tipo Facebook, YouTube, etc…
Em resumo…
São 5 excelentes propostas para nunca ficar “à porta” da Internet quando alguma entidade ou organismo lhe disser que “não pode entrar”. São ferramentas que zelam também pela sua segurança e, muito importante, pela sua privacidade.