Pplware

Recorde: Balões estratosféricos de Internet mais perto da realidade

Se acha que a Internet é um recurso global, engana-se! Isto, porque nem todas as partes do mundo têm acesso à rede, mesmo que, para nós, seja uma regalia indispensável, quer por motivos profissionais, quer por pessoais. Nesse sentido, existe um projeto da Google a trabalhar para que esta realidade se altere e, para que, através de balões estratosféricos de Internet, seja possível a mais gente o acesso.

Um balão de teste enviado pelo Loon conseguiu permanecer em atividade durante 312 dias, com bom sinal de rede.


Balões estratosféricos de Internet do Loon vão fornecer Internet a áreas remotas

A ser trabalhado pela Google, o Loon é um projeto de desenvolvimento que pretende fornecer acesso à Internet em áreas mais remotas. Para isso, o objetivo é que sejam enviados vários balões estratosféricos de Internet. Estrategicamente colocados, estes poderão fornecer boa rede, equivalente a 4G, para as áreas que ainda a desconhecem.

Todavia, para que o projeto seja um sucesso, é necessário garantir a eficácia da rede e a capacidade de flutuação dos balões. Para isso, estão a ser realizados testes, a fim de garantir que os balões estratosféricos de Internet fornecem, cada um, rede de qualidade a uma área terrestre de cerca de 80 km de diâmetro.

É neste sentido que nos chega o recorde batido por um balão de teste do Loon. Conforme anunciaram, o balão de teste permaneceu a flutuar durante 312 dias seguidos, vagueando pelo Hemisfério Sul e testando, com sucesso, a capacidade da rede.

Então, este valor é mais elevado que o anterior recorde de 223 dias. Assim, representa uma excelente evolução e um passo mais largo em direção ao objetivo.

Um percurso de sucesso

Em maio de 2019, o balão de teste HBAL703 ergueu-se em Porto Rico. Posteriormente, desceu para testar a capacidade da sua Internet no Peru, durante três meses. Depois, além de ir ainda mais para sul, direcionou-se para leste e flutuou sobre o Oceano Atlântico, o Oceano Índico, terminando no Pacífico.

Uma vez lá, o balão de teste passou cerca de 7 meses à deriva sobre a água numa experiência de capacidade da rede. Entretanto, foi enviado para o norte de Baja, no México, onde foi, por fim, recuperado.

Conforme explicam os responsáveis pelo projeto, os dados recolhidos pelos balões estratosféricos de Internet de teste são extremamente importantes, uma vez que permitirão um conhecimento alargado para futuros envios. Assim, é possível que este recorde não se mantenha por muito tempo.

 

Leia também:

Exit mobile version