Uma sinergia que se tem vindo a intensificar desde o início de 2019 e, como tal, temos assistido à gradual implementação de várias funções, até então exclusivas da Waze, na aplicação Google Maps. Agora, temos mais uma dessas instâncias, uma função similarmente presente em ambos os serviços ou apps para Android.
Assim, a partir de agora será possível indicar engarrafamentos ou abrandamentos do trânsito na app.
A recente adição vem reforçar a inclusão prévia de outras funções habitualmente reservadas aos serviços da Waze. A saber, tivemos a possibilidade de reportar acidentes, alertando assim a comunidade, bem como a possibilidade de alertar os demais utilizadores de que uma certa área é vigiada por radares de velocidade.
Da Waze, mais uma vez para o Google Maps
Agora, também na aplicação para dispositivos Android, está a ser incluída a possibilidade de relatar a ocorrência de um engarrafamento. De acordo com esta fonte, a nova funcionalidade foi agora adicionada pela equipa do Google Maps, porém, ainda não chegou a todo o mundo, estando a ser distribuída gradualmente.
Assim sendo, é a terceira caraterística que migra da Waze para a aplicação do Google Maps. Adicionalmente, cumpre ser dito que a primeira sempre se destacou pela componente social, fazendo parte do portfólio de apps e serviços da tecnológica de Mountain View. Portanto, não é de estranhar que partilhem algumas funções.
A implementação desta opção – o relato de possíveis engarrafamentos ou zonas de lentidão será feito com o intuito de agilizar um mecanismo já presente no Google Maps. Falamos aqui da sinalização das zonas de trânsito lento, apresentadas automaticamente pelo serviço, tanto na app para Android como iOS.
A função está a ser gradualmente implementada na app para Android
Contudo, no seu estado atual o serviço demora um pouco até detetar as zonas onde o trânsito está em marca lenta. Como tal, demora consideravelmente a alternar entre o verde, laranja e, por fim, o vermelho. Ora, é aqui que esta nova opção, dependente do utilizador, viria agilizar uma das funções já presentes no serviço.
Com os relatos dos utilizadores, o serviço tornar-se-á mais ágil e, assim, poderá alternar com maior antecedência os condutores. Em síntese, conjugará a previsão automática (sem interferência do utilizador final), com a informação fornecida pelo próprio utilizador. Tudo isto para lhe poder dar alternativas de trajeto, com um maior aviso prévio.
Esta nova função poderá chamar-se Congestão em português, sendo uma mesma nomenclatura utilizada já na versão britânica. Por fim, relembramos que a nova função ainda não chegou a todos os mercados e, como já é habitual, está a ser distribuída de forma gradual e faseada.
Qual é a usa app de eleição para navegação, o Google Maps ou a Waze?
Google Maps
Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito