O mais recente tablet da Google, o Nexus, foi lançado há menos de 1 mês. Os utilizadores começaram agora a usá-lo e a descobrir tudo o que ele tem para oferecer de novo.
Mas pelos que alguns utilizadores estão agora a reportar, o novo Nexus está a apresentar problemas com o GPS, o que o impede de ser usado de forma plena.
Os problemas reportados pelos utilizadores descrevem problemas com o GPS deste tablet, impedindo-o de usar este sistema ao fim de algum tempo.
As primeiras queixas foram reportadas num fórum de suporte da Google e dão conta de que o GPS funciona de forma normal até num determinado momento deixa de ter sinal e não volta a funcionar correctamente.
A solução adoptada pelos utilizadores para contornar este problema passa pelo desligar do equipamento e só assim ele recupera, depois de ligado.
As queixas foram-se acumulando, estando já fora desse fórum e tendo-se alargado a outros fóruns da especialidade, tal como o XDA ou o Android Police. Em todas as queixas os sintomas apresentados são similares.
O comportamento que todos os utilizadores estão a reclamar é um funcionamento normal até que ao fim de 20/30 minutos o problema se manifesta, ficando o GPS do Nexus sem qualquer sinal, passando a procurar novo sinal, sem qualquer sucesso.
Após o reiniciar do equipamento tudo volta ao normal, mas passado novamente o tempo médio o problema volta a manifestar-se.
A Google já respondeu num desses fóruns a indicar que reconhecia o problema e que estaria já a trabalhar no sentido de o identificar e resolver.
Espera-se para breve uma actualização da versão do Android que equipa o Nexus e que irá resolver o problema do GPS.
A demora da descoberta deste problema pode estar relacionada com o facto de os tablets não serem equipamentos normalmente usados para a navegação GPS, ao contrário dos smartphones, o que levou a que um menor número de utilizadores tenha detectado o problema.
Apesar de ser um equipamento ainda muito novo e com muito para ser descoberto, esta falha pode condicionar as primeiras vendas do novo Nexus 7.
É importante que a Google resolva depressa o problema e que liberte a actualização para resolver este problema, o que deverá acontecer nos próximos dias, assumindo que o problema é de software e não de hardware.