A linha Nexus é bem conhecida de todos os que acompanham o mundo dos smartphones e da Google. Com duas novas máquinas anunciadas, é hora de nos prepararmos para testar e avaliar o que a Google tem como proposta para 2016.
O Pplware já teve acesso ao novo Nexus 6P e pôde comprovar tudo o que até agora eram rumores. A associação da Google com a Huawei deu, provavelmente, origem ao melhor Nexus que já foi criado.
Os novos Nexus foram apresentados no passado dia 29, na mesma altura em que surgiram várias novidades da Google. A mais significativa, e que é uma peça fundamental nos Nexus, é o Android 6.0, a mais recente versão do sistema operativo da Google.
Para este ano a Google resolveu alterar algumas das regras que usa para a criação dos Nexus e isso reflectiu-se no surgimento de não 1 mas sim 2 novos smartphones: o Nexus 5X, criado em parceria com a LG, e o Nexus 6P, fruto da parceria com a Huawei.
Muito sobre estes novos Nexus foi sendo revelado de forma informal e não oficial, sendo já praticamente conhecidos de todos. Mas como é diferente ver imagens ou ler sobre um novo dispositivo, vamos agora conhecer o Nexus 6P.
Como se revela o novo Nexus 6P
A unidade a que tivemos acesso tem já todos os componentes finais do Nexus 6P, bem como a sua forma definitiva. Havia apenas alguns pormenores em falta, como toda a parte estética que o irá acompanhar, nomeadamente o grande nome Nexus na sua traseira.
O primeiro contacto com o Nexus 6P é, para quem não está habituado a telefones com dimensões maiores, algo de diferente. O tamanho parece exagerado, mas é apenas uma ideia pré-concebida e que depressa desaparece.
Mas para os utilizadores que já lidam diariamente com telefones acima das 5 polegadas, o Nexus 6P parece de imediato a progressão certa. As suas 5,7 polegadas sentem-se como confortáveis e muito simples de utilizar.
Muito para além do tamanho e da forma, este novo Nexus tem pormenores que mostram o cuidado que a Huawei teve ao criá-lo. O acabamento é perfeito e todas as formas muito naturais.
Se a ausência de botões físicos no ecrã é algo já normal e que não se esperava que fosse alterado. Há a destacar a presença de dois altifalantes na zona frontal, que conseguem um verdadeiro som stereo.
Também podemos contar com um leitor de impressões digitais na traseira, o local onde a Huawei entende ser o mais lógico para ser usado. Esta tecnologia chegou de vez aos Nexus e o 5X também conta com um. A velocidade com que este leitor consegue identificar as impressões digitais, que são lidas em qualquer posição, é fantástica.
Os pormenores deste smartphone
O novo Nexus 6P funciona de forma quase perfeita como um todo, integrando hardware e software. Mas é nos detalhes e no pormenor que a fasquia sobe e o 6P se destaca.
Todo o corpo do 6P é de alumínio, o que o torna bastante leve, e a moldura deste apresenta um biselado muito suave, que marca a transição entre o ecrã e corpo do telefone.
A Huawei optou por colocar todos os botões físicos do lado direito do 6P, estando disponível primeiro o de ligar/desligar e imediatamente abaixo os botões de volume, que são uma peça única.
Do lado esquerdo temos a gaveta onde podemos inserir o cartão SIM. Este Nexus, infelizmente, não segue o que é normal na Huawei e não permite a expansão de memória e não é dual-SIM.
Um pormenor interessante dos botões físicos do Nexus 6P é que o botão de ligar/desligar tem um relevo que permite ao utilizador identificar facilmente qual dos botões está a tocar. É apenas um pormenor, mas mostra a atenção ao pormenor que a Huawei teve.
A parte superior do Nexus 6P tem apenas a ficha de ligação dos auscultadores e em baixo podemos encontrar outra das novidades nos Nexus e na Huawei, a porta USB Tipo-C.
No Nexus 6P, e para além das restantes vantagens óbvias em termos de velocidade de carregamento e de transferências de dados, o USB Tipo-C elimina de vez os problemas de ligação dos cabos, que passam a poder ser ligados em qualquer posição.
Uma forma diferente mas intuitiva
Desde que foram conhecidas as primeiras imagens dos novos Nexus que um pormenor tem saltado à vista. A zona da câmara traseira está destacada e parece ser muito saliente.
Este foi um pormenor que desagradou a muitos potenciais utilizadores, que viram ali uma zona extremamente inestética e pouco funcional.
As imagens que recolhemos mostram que o que inicialmente parecia não ficar bem nos novos Nexus acaba por ser muito discreto, pelo menos no Nexus 6P.
A verdade é que esta zona não está assim tão saliente e acaba por ser bastante apelativa e interessante quando vista na estética total do novo Nexus 6P.
Esta protuberância acaba por ser extremamente discreta e a faixa negra que cobre essa zona não destoa, apesar de chamar à atenção.
As especificações do Nexus 6P
Como é normal na linha Nexus, a Google e a Huawei produziram um smartphone de topo e com especificações elevadas. Este é um smartphone que acaba por fugir um pouco que nos habituámos a ver nos Nexus e que dá um salto qualitativo.
Destaca-se a chegada de mais RAM, o que coloca este Nexus já com 3GB de RAM prontos a serem usados e explorados pelo Android Marshmallow.
Outro pormenor foi a escolha do SoC usado, que recaiu sobre o Snapdragon 810 e não no Kirin 950 da própria Huawei.
Especificações do Nexus 6P
Sistema operativo
- Android 6.0 Marshmallow
Visor
- 5,7 polegadas
- Ecrã WQHD AMOLED (2560 x 1440) de 518 ppp
- Formato 16:9
- Vidro Corning® Gorilla® 4
- Revestimento oleofóbico resistente a manchas e impressões digitais
Câmara traseira
- 12,3 MP
- Píxeis de 1,55 µm
- Abertura f/2.0
- Focagem automática assistida por laser IV
- Captura de vídeo 4K (30 fps)
- Flash duplo CRI-90 de largo espetro
Câmara frontal
- Câmara de 8 MP
- 4 µm píxeis
- Abertura f/2.4
- Captura de vídeo HD (30 fps)
Processadores
- Versão mais recente do processador Qualcomm® Snapdragon™ 810, 2,0 GHz de oito núcleos e 64 bits
- GPU Adreno 430
Memória e armazenamento
- RAM: 3 GB LPDDR4
- Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB ou 128 GB
Dimensões
- 159,3 X 77,8 X 7,3 mm
Peso
- 178 g
Côr
- Alumínio
- Grafite
- Gelo
Multimédia
- Altifalantes estéreo duplos frontais
- 3 microfones (2 frontais, 1 posterior) com supressão de ruído
Bateria
- Bateria de 3450 mAh
- Carregamento rápido: até 7 de horas de utilização com apenas 10 minutos de carregamento
Rede sem fios e localização
- LTE cat. 6
- Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac 2 x 2 MIMO, de banda dupla (2,4 GHz, 5 GHz)
- Bluetooth 4.2
- NFC
- GPS, GLONASS
- Bússola digital
Rede
- GSM/EDGE: 850/900/1800/1900 MHz
- UMTS/WCDMA: B1/2/4/5/6/8/9/19
- TD-SCDMA: 34/39
- CDMA: BC0/1
- LTE (FDD): B1/2/3/4/5/7/8/9/17/19/20/28
- LTE (TDD): B38/B39/40/41
- CA DL: B1-B5, B1-B8, B1-B19, B3-B3, B3-B5, B3-B7, B3-B8, B3-B19, B3-B20, B3-B28, B5-B7, B7-B7, B7-B20, B7-B28, B39-B39, B40-B40, B41-B41
Sensores
- Sensor de impressões digitais
- Acelerómetro
- Giroscópio
- Barómetro
- Sensor de proximidade
- Sensor de luz ambiente
- Sensor de Hall
- Android Sensor Hub
Portas
- Porta USB tipo C única
- Ranhura para SIM Nano individual
- Entrada para auricular áudio de 3,5 mm
Material
- Alumínio anodizado
Outro
- Luz de notificação LED RGB
Claro que existem outros pontos importantes no hardware do Nexus 6P e que o colocam bem longe dos modelos anteriores, mas muito mas perto do que a concorrência está a oferecer.
Os testes de software, normais para qualquer novo smartphone, revelam que o Nexus 6P está bem perto do que a concorrência está a oferecer e que este novo smartphone não vai desapontar quando entrarem em comparação.
A Google foi inteligente ao convidar a Huawei para produzir este novo Nexus e a prova disso está na utilização de algumas tecnologias em que empresa chinesa se destaca, quer no campo dos sensores fotográficos ou no leitor de impressões digitais.
Mas afinal o que vale o Nexus 6P
O Nexus 6P chega ao mercado já no início do próximo mês de Novembro, e nessa altura espera-se que a adesão a este novo modelo seja bem superior à do modelo anterior, o Nexus 6.
Este novo smartphone tem todas as armas para ser um sucesso, tendo sido corrigidas muitas das pequenas falhas de concepção que pautaram o Nexus 6.
A Google e Huawei não se limitaram a fazer crescer um smartphone de 5 polegadas e este é um Nexus construído de raiz com estas dimensões em mente, mais uma vez com toda a experiência que a marca chinesa tem nesta área.
Ao olharmos para o Nexus 6P conseguimos ver ali muito do ADN dos smartphones da Huawei, em especial os mais recentes e que tão bom sucesso têm tido.
Todos os que conhecem com mais pormenor os smartphones Huawei vão sentir neste novo 6P a falta de algumas tecnologias recentes que a marca apresentou e que elevavam este smartphone a um nível ainda maior.
As tecnologias de detecção do toque que acompanham o Mate S ou o seu Touch Force iriam de certeza tornar este novo Nexus 6P ainda melhor e com argumentos ainda mais elevados face à concorrência.
Algo que poderá ser incómodo para muitos, e que é já natural nesta linha Nexus de maiores dimensões, é o preço, que se sabe ser elevado e a rondar os 600 euros. A diferença face ao modelo anterior é que este Nexus oferece mais em termos de hardware e de funcionalidades para o preço pedido.
Nos dois dias em que o Pplware teve o Nexus 6P este mostrou-se o próximo passo lógico da família Nexus, não apenas com as melhorias de hardware introduzidas mas também na própria forma geral, que sendo diferente não choca os utilizadores.
Bem acima do que o Nexus 5X promete ser, como equipamento de entrada de gama, este novo Nexus 6P deverá ser a resposta certa da Google e da Huawei a todo o ecossistema Android e indo até mais longe, aos Lumia 950 (XL) e ao iPhone 6s (Plus).
Contem com o Nexus 6P da Google e da Huawei já em Novembro!