As relações entre a Microsoft e a Google são boas, mas ambas são concorrentes diretas no mercado de serviços. Com uma estratégia arrojada e aberta, a Microsoft já está a integrar os serviços Google no Outlook, incluindo o Gmail!
Com esta capacidade, os utilizadores que usem ambas as plataformas acabam beneficiados. Num único local – neste caso o site do Outlook – poderão ter todas as informações aglomeradas, aumentando a organização e eficiência.
Hoje em dia, a Google e a Microsoft são dois pesos pesados dos serviços online. A oferta de ambas as empresas é alargada e abrange praticamente todos os segmentos. No de e-mail, Gmail e Outlook competem entre si apesar de terem as devidas diferenças.
Nesta abordagem, a Microsoft garante mais abertura aos concorrentes. O objetivo passa por, não só os utilizadores não abandonarem os seus serviços, como ligar a oferta da concorrência na plataforma da empresa de Redmond. Já há vários anos que permite associar e-mails Gmail no Outlook, mas agora há ainda mais novidades!
Depois de ter estreado esta novidade nas suas apps para iOS e Android, a gigante tecnológica está agora a implementar a ligação aos serviços da sua rival no website do Outlook. Este é maioritariamente usado em computador, ou seja, importante num ambiente corporativo e de trabalho.
O modus operandi é semelhante ao que se realiza nos sistemas operativos móveis. Numa aba localizada do lado esquerdo da página, o utilizador pode adicionar a conta Google e assim ter acesso facilitado ao Gmail, Drive e Calendário.
You can now add your gmail account on https://t.co/qrV9WCmJyQ ! pic.twitter.com/KYvZe6wx7q
— Florian B (@flobo09) November 20, 2019
Como resultado desta implementação, o acesso a todo o tipo de conteúdos na plataforma da Google fica facilmente acessível no Outlook! Por exemplo, acoplar um ficheiro do Google Drive num e-mail enviado usando o Outlook será assim mais simples do que nunca.
De momento esta capacidade ainda não está presente para todos os utilizadores. Ainda é desconhecido se a Microsoft está apenas a realizar testes ou se está a realizar uma distribuição faseada… Certo é que alguns cibernautas já deram conta desta nova funcionalidade no site do Outlook.
Com esta jogada, a empresa de Redmond decerto tornará os utilizadores ainda mais fiéis à sua plataforma. O Outlook aglomera um bom conjunto de serviços e são vários os utilizadores que confiam nele para as suas atividades. Ao recorrer à ligação com os serviços da Google, fica ainda mais completo e alinhado com a nova filosofia da Microsoft.