É normal as gigantes da indústria estarem envolvidas em processos e lutas sobre patentes, que procuram sempre dar-lhes uma vantagem sobre a concorrência.
Mas a Microsoft e a Google chegaram agora a um acordo histórico, sanando todas as suas desavenças e terminando todos os processos que decorriam em tribunal.
O acordo que estas duas empresas conseguiram vem colocar fim a vários anos de lutas em tribunais e que geraram vários processos e contra processos.
De uma assentada são terminados 18 processos que estavam ainda em avaliação nos tribunais e que poderiam custar a ambas as empresas vários milhões de dólares quer em multas quer em acordos. Mas a Google e a Microsoft foram mais longe e comprometeram-se a discutir e procurar resolver eventuais situações futuras, antes de recorrer aos tribunais.
Numa declaração emitida pela Microsoft, a empresa revelou os contornos gerais deste acordo, revelando que vão desistir dos processos em tribunal.
Microsoft has agreed to withdraw its regulatory complaints against Google, reflecting our changing legal priorities
We will continue to focus on competing vigorously for business and for customers.
A competição entre as empresas vai continuar, mas agora num campo mais prático, procurando cativar os utilizadores com os seus produtos e procurando o mérito nas suas ofertas. É este o ponto de vista da Microsoft e o da Google, que o expressou nas suas declarações sobre o acordo.
Our companies compete vigorously, but we want to do so on the merits of our products, not in legal proceedings
Agora que este acordo surgiu, fruto de uma postura mais descontraída e da boa relação entre os dois CEOs, Satya Nadella e Sundar Pichai, as empresas vão colaborar de forma mais próxima.